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P-8A da Marinha dos EUA com novo radar ASW

30 de novembro de 2020
P-8A, BuNo 169007, do VP-26/LK “Tridents” com pod AAS instalado sob a fuselagem (Foto: Wild Weasel, via Twitter).

A empresa americana Raytheon Technologies Corporation trabalham em conjunto com a Marinha dos EUA (USN – U.S.Navy), para resolver uma questão crucial da aviação naval, especificamente nas missões de guerra antissubmarino (ASW – Anti-Submarine Warfare): a detecção aérea de submarinos enquanto submersos.

O desenvolvimento de um radar capaz de captar essa movimentação furtiva está em desenvolvimento há mais de uma década. Desde 2019, aeronaves P-8 Poseidon da U.S. Navy estão sendo vistas transportando com um grande pod, na parte inferior da fuselagem. Conforme especialistas, o dispositivo aerotransportado é um AAS (Advanced Airborne Sensor), desenvolvimento pela Raytheon e que comporta um poderoso radar AN/APS-154, capaz de superar os sistemas tradicionais de detecção de submarinos, como sonares e detecção eletromagnéticas.

Detalhe do pod AAS no P-8A, BuNo 169007, do VP-26/LK “Tridents” (Foto: Defence News).

O princípio do funcionamento do AN/APS-154 parte da ação hidrodinâmica no deslocamento de um veículo submerso. Ao navegarem sob uma massa de água, os submarinos deixam para trás um rastro de ondulações, como uma esteira, quase invisível na superfície do mar. Entretanto, os poderosos sensores e computadores do AAS conseguem captar esta movimentação na superfície e comparam com a ondulação regular do oceano, expondo a provável localização da belonave inimiga. Após detectado, o P-8 Poseidon neutraliza o submarino lançando ao mar torpedos Mk.4, que caem no mar com a ajuda de paraquedas. Após o pouso, o torpedo aciona o seu sonar e inicia a busca do submarino, interceptando e detonando uma ogiva de 100 libras contra o casco da embarcação.

Diagrama mostrando os tipos de ondas dissipadas no meio aquático, quando um submarino está navegando submergido (Arte: Military Analysis).

O pod anexado sob a aeronave, possui uma parte extensível chamada SMPDM (Special Mission Pod Deployment Mechanism), capaz de aumentar o comprimento do dispositivo, livrando da o campo de visão do radar da obstrução física causada pelos motores do avião. Importante salientar que as aeronaves P-8A que carregam os AN/APS-154, possuem dispositivos para fixação do pod, em ambos lados da fuselagem, portanto não é um equipamento padrão para toda a frota operacional Poseidon.

O AAS AN/APS-154 é um projeto altamente classificado, e por consequência não há muitos detalhes publicamente conhecidos. Sabe-se que é um radar de varredura eletrônica ativa AESA (Active Electronically Scanned Array), com marcador de alvos móveis (MTI – Moving Target Indication) e abertura sintética. Isto significa que o sistema é capaz de rastrear alvos em deslocamento submerso, ou sobre a superfície (água ou terra), além de captar e salvar imagens em alta qualidade dia ou noite em qualquer condição.

Outro P-8A, BuNo 169010, equipado com pod AAS sob a fuselagem (Foto: Dylan Phelps, via Defence UA).

Embora a Raytheon e a USN mantenham sigilo sobre o novo sensor e as suas capacidades, sabe-se que o novo radar poderá operar em ambientes terrestres (costeiros) e aquáticos, ao contrário dos radares de busca de superfície tradicionais, que devem ser usados apenas em ambientes específicos.

Como falamos no início, não é de conhecimento público informações como a quantidade de pods AAS estão sendo usados, quantas aeronaves P-8A estão adaptadas para tal, e quais as unidades da USN que operam os novos dispositivos. De acordo com a mídia especializada dos EUA, desde agosto de 2019, pelo menos sete diferentes aeronaves P-8A da Marinha foram vistos equipados com os novos sensores. O fato é que está sendo cada vez mais comum esses avistamentos, indicando que a Marinha estaria usando regularmente os novos equipamentos.

@FFO

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