P-3 Orion de Portugal passa pela primeira etapa da modernização. A empresa canadense IMP Aerospace & Defense e a Força Aérea Portuguesa (FAP) concluíram com sucesso a etapa inicial de modernização do primeiro Lockheed P-3C CUP+ Orion. A aeronave foi enviada para as instalações da IMP no Canadá, em outubro do ano passado.
O P-3C da Esquadra 601 “Lobos” foi submetida aos testes em solo e de voo na primeira fase do processo de modernização dos seus sistemas de missão fornecidos pela empresa General Dynamics Mission Systems–Canada (GDMS-C). A FAP irá atualizar todos os P-3C dos “Lobos” com o sistema da GDMS-C que já foi instalado em mais de 50 aeronaves Canadenses, incluindo os CP-140 Aurora, e de nações aliadas.
A modernização envolve componentes como IFF (Identify Friend or Foe), T2CAS (Terrain and Traffic Collision Avoidance System) e DataLink 16. Este processo é fundamental para manter operacionalidade e a capacidade de patrulhamento marítimo dessas aeronaves, seja para missões no país ou em conjunto com aliados da União Europeia e OTAN.
Os voos de ensaio ocorreram entre os dias 18 e 23 de março, e foram acompanhados por militares da Esquadra 601 de um militar da Direção de Engenharia e Programas da FAP. Agora, a aeronave regressará para a a Base Aérea N.º 11, Beja, em Portugal, onde passará pela última fase dos trabalhos de modificação e os testes finais de aceitação. A previsão é que todos os P-3C portugueses estejam atualizados até 2025.
Fonte: FAP
@FFO