Ozires Silva completou 92 anos. O Sr. Ozires Silva, fundador da Embraer, completou 92 anos ontem (08/02). Responsável desenvolver a indústria aeronáutica brasileira, o Oficial Aviador da Força Aérea Brasileira (FAB) e Engenheiro Aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), coleciona uma trajetória repleta de sonhos e conquistas que marcam a história da aviação.
Para celebrar o aniversário de um dos mais importantes personagens da sua história – senão o mais importante -, a Embraer realizou uma homenagem à Ozires Silva nas suas redes sociais. “Hoje, comemoramos o aniversário de Ozires Silva, engenheiro, pioneiro da indústria aeronáutica brasileira e líder do grupo de visionários que criou a Embraer”, disse o texto, que ainda faz uma chamada para o curta-metragem “O Voo do Impossível”, que conta a história da empresa e de Ozires Silva (veja no final desta postagem).
Na próxima semana, um evento será realizado em São José dos Campos (SP), berço e epicentro da indústria aeroespacial brasileira. O encontro, que está sendo organizado por DCTA, Invoz, Embraer, Rödl & Partner e Ânima Educação, também contará com uma homenagem e um prêmio pelo “Conjunto da Obra”, a ser concedido pela Fundação Brazil’s Best a Ozires Silva. Estarão presentes autoridades, empresários e executivos ligados à indústria aeroespacial brasileira.
Nascido na cidade de Bauru, interior do Estado de São Paulo, o menino que já demonstrava interesse por aviões questionava: “Se o inventor do avião é brasileiro, porque não podemos construir os nossos aviões?”. Ozires ingressou como cadete na Escola de Aeronáutica, em 1948, no Rio de Janeiro (RJ). Após formado, serviu na Amazônia, trabalhou no Correio Aéreo Nacional (CAN), no Rio de Janeiro e na Base Aérea de São Paulo (BASP).
Em 1958 se mudou- para São José dos Campos (SP) para ingressar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde obteve o diploma de graduando-se em Engenharia Aeronáutica em 1962. Após a graduação foi convidado para liderar o Departamento de Aeronaves do então CTA, e em 1965 iniciou o projeto IPD-6504, embrião do futuro bimotor de sucesso Embraer 110 Bandeirante.
Com o Bandeirante e a visão de Ozires Silva a Embraer nasceu, cresceu e se tornou uma das principais empresas aeronáuticas do mundo. Ozires liderou a Embraer entre de 1970 e 1986, e mais tarde entre 1992 e 1994, retornou para presidir a companhia durante o processo de reestruturação e privatização. Em 2021, se tornou o primeiro brasileiro a receber a medalha Daniel Guggenheim, uma das mais significativas condecorações internacionais de engenharia aeronáutica do mundo. Neste ano também recebeu o título de Doutor Honoris Causa do ITA.
@FFO