• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Outro F-35C da US Navy visto com “camuflagem metálica”

26 de agosto de 2022
Outro F-35C da US Navy visto com "camuflagem metálica" (Foto: FreddyB Aviation Photography).
Outro F-35C da US Navy visto com “camuflagem metálica” (Foto: FreddyB Aviation Photography).

Outro F-35C da US Navy visto com “camuflagem metálica”. Outro jato furtivo das Forças Armadas dos EUA foi visto recentemente usando um revestimento de aparência metálica. Desta vez foi um F-35C da Marinha (US Navy), que foi fotografado ostentando um mosaico de painéis com acabamentos espelhados.

O jato em questão, BuNo 168842 #105, pertence ao Air Test and Evaluation Squadron Nine (VX-9) “The Vampires”, está desde a semana passada voando na Base Naval Ventura County (NBVC) Point Mugu, na Califórnia. O revestimento “cromado” é muito semelhante a um observado em um F-22 Raptor da USAF, que noticiamos recentemente (detalhes aqui).

O 168842 é o segundo F-35C do VX-9 que recebeu a aparência metálica. O revestimento do primeiro F-35C parecia algo translúcido, refletivo ou fosco dependendo do ângulo de visão e invertendo o contraste das marcas abaixo dele à medida que se alterava a perspectiva. Ela cobria apenas as bordas recortadas no meio de ambas as asas e uma área muito maior coberta com algo semelhantes a folhas, similar às utilizadas no F-22 Raptor. Não está totalmente claro se o revestimento de ambos F-35C tem as mesmas características.

A chegada do 168842 em Point Mugu “coincide” com um comunicado pouco usual, emitido pelo Comando da Base Naval Ventura County para a comunidade. No documento foi informado sobre o aumento da atividade de voos na região entre os dias 22 de agosto e 02 de setembro.

Independente disso, especialistas norte-americanos também observaram que o jato tem pintado na parte externa das caudas duplas o código “XE” e “105” do Esquadrão VX-9, além do símbolo na Unidade – um morcego e um relâmpago duplo com quatro estrelas – levemente alterado do original.

Acredita-se que essas coberturas cromadas ajudem a reduzir ainda mais assinatura dessas aeronaves furtivas, particularmente no espectro infravermelho, mas sem afetar drasticamente a seção transversal do radar da aeronave. Outra hipótese é que seria oferecer maior resistência para a pintura especial furtiva. Não está claro se esses revestimentos específicos foram projetados para representar algo que poderia ser aplicado a aeronaves operacionais ou estão apenas sendo usados ​​para pesquisa e desenvolvimento e fins de teste e avaliação em sua forma atual.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login