Outro acidente com F-16 da USAF na Coreia do Sul. Mais um F-16 da USAF foi perdido em acidente na Coreia do Sul. O caça caiu no Mar Amarelo ontem (31/01), e seu piloto conseguiu ejetar em segurança, sendo resgatado por equipes de busca e salvamento.
De acordo com um comunicado da a 8ª Ala de Caça (8th FW) da USAF, sediada na Base Aérea de Kunsan, na Coreia do Sul, o piloto foi recuperado com segurança uma hora após o acidente, e levado para um centro médico local para avaliações.
De acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap, o piloto foi resgatado por militares da Força Aérea da Coréia do Sul (ROKAF) e por membros da Guarda Costeira. Dois helicópteros HH-60 Black Hawk da ROKAF foram enviados ao local imediatamente após o acidente para resgate e transporte do piloto até um hospital regional.
Foi o terceiro acidente envolvendo caças F-16 da USAF na Coreia do Sul nos últimos nove meses. No ano passado ocorreram dois acidentes com F-16 no país, o primeiro em 06 de maio, quando o piloto ejetou próximo da Base Aérea de Osan, e o segundo em 11 de dezembro, também foi obrigado a ejetar.
“Estamos muito gratos às equipes de resgate da República da Coreia e a todos os nossos companheiros que tornaram possível a rápida recuperação do nosso piloto”, disse o Coronel Matthew C. Gaetke, Comandante da 8th FW. A USAF agora atuará no resgate dos destroços da aeronave para que os investigadores possam determinar as causa do acidente.
@FFO