Outro acidente com Aerostar R40S da Força Aérea de Moçambique. A queda de uma aeronave de instrução básica Aerostar R40S Festival da Força Aérea de Moçambique (FAM), causou a morte dos seus dois ocupantes. O acidente ocorreu no dia 11 de janeiro, logo após o monomotor decolar da Base Aérea de Maputo (MPM/FQMA).
A aeronave, matrícula FAM 256, operada pela Escola Prática de Aviação da FAM, ficou completamente destruída após a queda sobre uma residência no bairro Vulcano, em Maputo. Populares tentaram socorrer o piloto-instrutor e seu aluno, apagando o incêndio com baldes de água e areia. Ambos morreram no acidente, e ninguém ficou ferido em solo.
Em menos de um ano, este foi o segundo acidente com as aeronaves R40S Festival da FAM. Em maio do ano passado, o FAM 255 foi perdido em acidente ao cair no pátio de uma escola nos arredores do Aeroporto de Maputo. Este acidente não deixou vítimas fatais (veja aqui).
No final de 2013 a Força Aérea de Moçambicana adquiriu dois monomotores romenos de instrução básica Aerostar R40S Festival (FAM 255 e FAM 256), destinados para a Escola Prática de Aviação, sediada em Maputo. A unidade é responsável pela formação dos pilotos e instrutores de voos militares, além da formação técnica de mecânicos de aeronaves da FAM.
Próxima de completar 50 anos de fundação, a Aerostar é uma companhia aeroespacial romena, sediada em Bacau, especializada em Manutenção, Reparo, Revisão e Modernização (MRO) de aeronaves comerciais civis da família Boeing e Airbus, e aviões militares como MiG-21, MiG-29, F-16 entre outros. A empresa produz os monomotores leves de instrução básica e acrobacia Aerostar R40S Festival.
@FFO