

Outra misteriosa aeronave furtiva chinesa avistada em voo de testes. Imagens que começaram a circular nas redes sociais recentemente mostram o que poderia ser mais uma nova e misteriosa aeronave de combate de última geração chinesa em voo de testes. Se confirmado, trata-se do terceiro projeto desse tipo nos últimos meses, destacando a rápida expansão e avanço da indústria aeronáutica militar da China.
Sem local ou data confirmados, as fotografias mostram uma aeronave com design de asa em delta e nariz alongado, diferente das duas aeronaves de combate furtivas J-36 e J-50 reveladas no final do ano passado. Especialistas estão especulando que ela poderia ser uma nova plataforma tripulada ou um veículo aéreo de combate não tripulado (UCAV).

O respeitado especialista em aviação militar chinesa e autor de diversas obras sobre o assunto, Andreas Rupprecht, publicou a imagem da misteriosa aeronave em sua conta no X, mas está cético sobre a veracidade deste “novo” UCAV chinês. “Sério! Não sei bem o que pensar… ou outra grande surpresa ou a farsa do mês!”, disse Rupprecht.
De qualquer forma, a ausência dos estabilizadores verticais e as asas de perfil estreito em formato delta mesclados à fuselagem são típicos de aeronaves furtivas. A seção dianteira longa e estreita indica uma grande capacidade de carga interna e perfil aerodinâmico aprimorado para voos de longo alcance.

Embora nenhuma designação oficial ou nome do programa tenha sido divulgado, fóruns de defesa chineses e comunidades de inteligência de código aberto especulam que a plataforma poderia fazer parte de uma iniciativa maior da Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF) para lançar uma família de aeronaves de ataque não tripuladas ou opcionalmente tripuladas. Acredita-se que esses sistemas visam expandir as capacidades de ataque de precisão de longo alcance da China, reduzindo, ao mesmo tempo, os riscos para as tripulações.
O surgimento desta plataforma segue avistamentos anteriores de outras aeronaves experimentais, incluindo projetos sem cauda e protótipos de drones. Se confirmado como um UCAV, a aeronave poderá servir como escolta de ataque para o J-50, o caça de dominância aérea de próxima geração da China, ou operar de forma independente em ambientes contestados onde a furtividade e a resistência são priorizadas.
O momento do voo de teste ainda não está claro, mas a imagem sugere que a plataforma está em um estágio inicial de protótipo, com pelo menos três confirmações visuais separadas publicadas desde o início de 2025.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO