OTAN realiza treinamento de defesa aérea com unidades PATRIOT na Eslováquia. O Destacamento Combinado PATRIOT da Alemanha e Holanda, implantado na Base Aérea de Sliač, na Eslováquia, realizou exercícios de treinamento para se integrar ao Sistema Integrado de Comando e Controle de Defesa Aérea e de Mísseis da OTAN.
Realizado entre os dias 19 e 21 de abril, o exercício de Defesa Aérea e de Mísseis Integrados (IAMD) envolveu diferentes procedimentos entre as baterias PATRIOT alemã-holandesa recentemente implantadas na Eslováquia. Foram envolvidos o Centro de Controle e Relatórios Zvolen (CRC), na Eslováquia, e o Centro de Operações Aéreas Combinadas da OTAN de Uedem (CAOC), na Alemanha, que atuaram em conjunto para proteger o espaço aéreo contra o ingresso de voos inimigos simulados.
“A interoperabilidade e integração de sistemas militares são de extrema importância nos dias de hoje. O que vivenciamos nas fronteiras da OTAN hoje explica e justifica nossos esforços colaborativos em Defesa Aérea e de Mísseis Integrados”, disse o Major General Harold Van Pee, Comandante do CAOC Uedem. “A complexidade da guerra moderna exige esses exercícios conjuntos de defesa militar”, acrescentou.
A Unidade Combinada PATRIOT Alemanha-Holanda está implantada na Eslováquia para reforçar a postura defensiva da OTAN no flanco leste. Durante os exercícios de treinamento, a equipes de controladores em Zvolen e Uedem, enfrentaram ameaças realistas com simulações de caças e mísseis de cruzeiro acessando o espaço aéreo, para os quais passaram pelas fases de detecção, rastreamento e engajamento.
Um MiG-29 eslovaco e vários caças EA-18G da Marinha dos EUA voaram no espaço aéreo eslovaco para simular as ameaças aéreas e interferência de guerra eletrônica contra a unidade PATRIOT.
“É importante mostrarmos que a Holanda, como um aliado confiável da OTAN, contribui para manter a segurança do território Aliado. A cooperação multinacional mostra que a OTAN pode agir como um só, e nos dá maior poder de ataque por grande período de tempo”, disse o Tenente Coronel Patrick Wekking, Comandante de Destacamento da Força-Tarefa Multinacional de Defesa de Mísseis Aéreos da Holanda.
Todos os CRC Aliados e as unidades de Defesa Aérea e de Mísseis Baseados em Superfície (SBAMD) estão interligados em rede, em uma arquitetura de Link de Dados Tático, o que facilita a coordenação rápida e ações táticas expeditas quando considerado necessário.
Em 2006, os caças da Força Aérea Eslovaca e os controladores aéreos do CRC Zvolen foram integrados ao CAOC Uedem, na Alemanha. O CRC e o CAOC colaboraram durante o exercício para aprimorar os processos de Comando e Controle e garantir uma rápida coordenação e supervisão no futuro.
Fonte: Comando Aéreo OTAN
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO