No último dia 28 de agosto, seis bombadeiros B-52H Stratofortress da 5th Bomb Wing, da USAF realizaram a operação “Allied Sky 2020”, com objetivo único de sobrevoar todos os países membros da OTAN.
O exercício de um dia, foi conduzido por duas esquadrilhas de B-52H Stratofortress, divididas entre a Europa e a América do Norte. Quatro B-52H Stratofortress partiram da base da RAF Fairford, no Reino Unido, onde operam desde o dia 22 de agosto, e sobrevoaram todos os trinta países europeus aliados. Na América do Norte, dois B-52H decolaram da Base Aérea Minot, Dakota do Norte, para voar sobre o Canadá e os Estados Unidos.
Durante o “Allied Sky 2020”, aproximadamente 80 aeronaves entre caças e reabastecedores aliados, acompanharam em algum momento as esquadrilhas “NATO”, código rádio utilizado pelos B-52H no evento.
O “Allied Sky 2020” foi um evento basicamente institucional, com objetivo da captação de imagens e demonstração pública de força e união entre as nações amigas. Mas curiosamente este voo amigo da OTAN, ocorreu “coincidentemente” no final do exercício naval russo “Ocean Shield 2020”.
A revista Scramble Magazine divulgou que no mesmo dia do “Allied Sky 2020”, oito aeronaves anti-submarino russas Tupolev Tu-142, realizaram um longo voo sobre diversas regiões que incluíram desde o Oceano Pacífico, o Mar Negro, o Mar Báltico, o Mar da Noruega, o Mar de Chukchi, e o Mar de Beaufort ao longo do Mar do Norte. Neste mesmo dia, a Força Aérea Russa realizou outros voos na operação na “Ocean Shield 2020”, envolvendo quatro Ilyushin Il-38 anti-submarino, dois bombardeiros Sukhoi Su-24M, dois bombardeiros estratégicos Tupolev Tu-95MS, além de um reabastecedor Ilyushin Il-78.
https://www.msb.gov.tr/SlaytHaber/2982020-88815
#MSB #TSK
Originally tweeted by T.C. Millî Savunma Bakanlığı (@tcsavunma) on 29 de August de 2020.
@FFO