OTAN realiza Exercício REVO do Comando Europeu de Transporte. O Comando Europeu de Transporte Aéreo (EATC) da OTAN organiza entre os dias 16 e 27 de outubro, o 9º Treinamento Europeu de Reabastecimento em Voo (EART 23). O Exercício é realizado na Base Aérea de Lanzarote, nas Ilhas Canárias, Espanha, onde fica a sede do EATC.
O EART 23 conta com a participação de aviões-tanque e tripulantes da França, Itália e Espanha. “A 23ª edição do EART enfatiza a defesa de ativos aerotransportados de alto valor (HVAA) por meio de reações à ameaças e procedimentos e ressalta a interoperabilidade entre as comunidades de reabastecedores e caças”, disse o Tenente-Coronel da Força Aérea Francesa Arnaud Viltart, Chefe de Treinamento e Exercício da EATC.
Os três Aliados da OTAN que participam do EART são:
Armée de l’Air et de l’Espace Francesa: Airbus A330 MRTT Phénix;
Aeronáutica Militare Italiana: Boeing KC-767A;
Ejército del Aire y Espacio Espanhol: Airbus A400M Atlas
Exatamente no mesmo período do EART, ocorre o “Ocean Sky 23”, o exercício anual de caça multinacional, organizado pela Força Aérea e Espacial Espanhola (EdAE – Ejército del Aire y Espacio), e sediado na Base Aérea de Gando, em Gran Canaria, Espanha. O objetivo é treinar e avaliar o papel de defesa aérea conjunta Aliada e aumentar a interoperabilidade entre as Unidades de caça envolvidas.
A parceria estreita dos Exercícios EART e Ocean Sky, permite que os tripulantes dos aviões-tanque e dos caças aprimorem suas capacidades, táticas, técnicas e procedimentos inerentes às missões de reabastecimento em voo (REVO)em um ambiente multinacional.
A Base Aérea de Lanzarote é a sede do EART 2023, mas o aeroporto não hospeda unidades de aviação militar permanentes. No local ficam instalados militares do EdAE responsáveis por manterum radar de defesa aérea EVA 22, que cobre a região das Ilhas Canárias Orientais e a zona marítima até ao Sahara. As unidades de aviação responsáveis pelas Ilhas Canárias ficam sediadas na Base Aérea de Gando, em Gran Canaria.
Fonte: OTAN
@FFO