OTAN: RAF e Luftwaffe concluem treinamento. A Royal Air Force (RAF) e a Luftwaffe (German Air Force – GAF) concluíram no início de julho a última rodada de treinamento visando qualificar as duas forças para operações integradas de policiamento aéreo, dentro das aéreas sob vigilância da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). O treinamento foi feito na Base Aérea Mihail Kogalniceanu, onde destacamento de Eurofighter Typhoon alemão operou ao lado dos Typhoons da RAF na missão de Policiamento Aéreo da OTAN na Romênia.
Por quase três semanas, 40 militares da Ala Aérea Tática 71 (TW 71) “Richthofen” da Luftwaffe foram incorporados aos 180 militares da RAF 121 Expeditionary Air Wing, que realiza atualmente o Policiamento da OTAN na Romênia. A missão era realizar um treinamento conjunto, visando unificar as operações de policiamento aéreo da OTAN, isto é, permitir pilotos, mecânicos e staff dos dois países possam operar em uma unidade mista. A intenção é desdobrar uma força totalmente integrada no futuro, composta por militares alemães e ingleses, a partir da Base Aérea Mihail Kogalniceanu.
Ambas as Forças Aéreas treinam regularmente juntas, mas atualmente realizam missões independentes de Policiamento Aéreo na OTAN. O programa de treinamento de interoperabilidade e integração que está em andamento, tem por meta que ambas as Forças Aéreas possam atuar juntas em tais missões no futuro.
Os desdobramentos anteriores para treinamento operacional combinado ocorreram na Lituânia e na Estônia em 2020. Este ano, no entanto, pela primeira vez, os dois Aliados da OTAN realizaram “embaralhamento” das tripulações e das equipes de solo nos Alerta de Reação Rápida (QRA – Quick Reaction Alert), durante as missões armadas de Policiamento Aéreo da OTAN. Na prática os militares atuaram com uma unidade só, com os pilotos, mecânicos e demais membros da equipe operando maneira unificada.
“No 60º ano do Alerta de Reacção Rápida da OTAN, este desdobramento conjunto reforça o compromisso da RAF e da Luftwaffe em alcançar uma missão conjunta de Polícia Aérea da OTAN. O próximo passo será a assinatura de uma Declaração Comum sobre a interoperabilidade do Eurofighter Typhoon do Reino Unido e da Alemanha, que esperamos assinar na próxima reunião. Este importante documento facilitará futuros exercícios combinados e operações entre nossas nações”, disse o Marechal do Ar Gerry Mayhew, Subcomandante de Operações da RAF.
“Tem sido extremamente gratificante e agradável trabalhar em estreita colaboração com nossos aliados alemães, em uma missão operacional de policiamento aéreo na Romênia”, disse o Comandante Stephen Lamping, oficial comandante do 121 EAW.
Além de realizarem QRA em seus territórios, países como Alemanha, Itália, França e Reino Unido, também atual na forma de desdobramento em áreas da OTAN onde a força aérea local não possui meios para proteção do espaço aéreo. É o caso por Exemplo da Romênia, Lituânia, Estônia, Macedônia, Balkans entre outros.