

OTAN encomenda mais dois Airbus A330 MRTT e saúda entrada da Suécia e Dinamarca na MMU. A OTAN, através da sua agência de compras (NSPA), encomendou dois Airbus A330 Multi-Role Tanker Transport (MRTT) adicionais, aumentando a frota da Unidade Multinacional de Transporte e Reabastecimento (MMU) para 12 aeronaves. As novas aeronaves serão entregues em 2028 e 2029. Esta expansão coincide com a adesão formal da Suécia e da Dinamarca ao programa MMU, fortalecendo ainda mais a autonomia estratégica europeia e as capacidades defensivas colaborativas.

A adesão da Suécia e da Dinamarca ao programa MMU expande a base de nações participantes e reforça a soberania europeia em capacidades críticas de defesa. Financiado pela Holanda e Luxemburgo, com a incorporação progressiva da Noruega, Alemanha, Bélgica e República Tcheca, o programa MMU concede a essas nações o direito exclusivo de operar aeronaves de propriedade da OTAN em um acordo de “pooling” que proporciona comunalidade, interoperabilidade e eficiência de custos, um excelente exemplo de colaboração operacional europeia em defesa.

“A expansão da Frota Multinacional de MRTT com duas novas aeronaves e a inclusão da Suécia e da Dinamarca no programa reforçam o compromisso da Europa com a defesa coletiva e a autonomia estratégica”, afirmou Jean-Brice Dumont, Chefe de Poder Aéreo da Airbus Defence and Space. “A Airbus orgulha-se de contribuir para este esforço, fornecendo aeronaves A330 MRTTs de última geração, produzidas e convertidas nas nossas instalações de Toulouse e Getafe. Esta colaboração exemplifica como a indústria europeia pode responder eficazmente aos desafios de segurança em constante evolução através da inovação e da cooperação.”

O Airbus A330 MRTT é uma aeronave de última geração que integra perfeitamente as capacidades de reabastecimento ar-ar, transporte aéreo estratégico e evacuação médica. Com capacidade de combustível de até 111 toneladas. Sua fuselagem larga permite o transporte de até 300 soldados ou uma carga útil de até 45 toneladas. Além disso, a aeronave pode ser configurada com um kit de Evacuação Médica (MEDEVAC), que pode acomodar macas e estações de tratamento intensivo. Desde o seu lançamento, o A330 MRTT participou de missões importantes, incluindo o reforço do policiamento aéreo e da vigilância aérea, garantindo a integridade territorial das nações aliadas.

O A330 MRTT combina tecnologia avançada com mais de 325.000 horas de experiência operacional. É o primeiro avião-tanque do mundo certificado para reabastecimento em voo automático (A3R), o que aumenta a segurança e a eficiência durante as missões. Essas características, juntamente com seu desempenho comprovado, consolidam o A330 MRTT como um ativo confiável e versátil, que detém 90% do mercado de aviões-tanque de nova geração fora dos EUA, com 84 pedidos de 17 clientes.
Fonte: Airbus
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO