OTAN encerra exercício conjunto BALTOPS 22. Entre 06 e 18 de junho, ocorreu a 51ª edição do exercício Baltic Operations 22 (BALTOPS 22), que envolveu aproximadamente sete mil militares, 45 navios e cerca de 75 aeronaves, de 14 países membros da OTAN e duas nações parceiras.
Os meios aéreos e navais realizaram missões de treinamento de defesa aérea, guerra antissubmarino, operações anfíbias, interdição marítima e operações de contramedidas de minas, entre outras. As operações simularam situações muito próximas das reais, para o adestramento dos comandantes e das suas tripulações.
O Centro de Operações Aéreas Combinadas da OTAN (CAOC) em Uedem, na Alemanha, ficou responsável pelo planejamento, coordenação e controle das surtidas das forças aéreas aliadas. O CAOC de Uedem tradicionalmente é escolhido pelo Comando Aérea da OTAN para coordenar o comando e controle aéreo no BALTOPS.
As equipes de Uedem estão familiarizadas com a região, em especial o espaço aéreo do Mar Báltico, pois além do treinamento do BALTOPS 22, elas realizam o controle do policiamento aéreo da OTAN ao norte dos Alpes 24/7/365 (ano todo).
Pela segunda vez, o BALTOPS ocorreu integrado ao German Multinational Air Group Days (MAGDAYS), cujos participantes envolveram suas aeronaves, criando sinergias mútuas e permitindo treinamento combinado e conjunto. A integração aérea no BALTOPS 22 aumentou significativamente as capacidades do Exercíocio. A familiarização entre as plataformas de outros países fortalece a eficácia da missão e amplia a interoperabilidade.
De acordo com o Comando Aéreo Aliado da OTAN, o mais importante deste exercício é fortalecer sua capacidades operacionais como uma força conjunta e coesa, pronta para responder às crises emergentes.
Fonte: OTAN
@FFO