OTAN adquire 1000 mísseis Patriot. A agência de Apoio e Aquisições da OTAN (NSPA — NATO Support and Procurement Agency) garantiu um contrato para até 1.000 mísseis MIM-104 Patriot GEM-T (Guidance Enhanced Missile-Tactical) para uma coligação de nações que inclui a Alemanha, Holanda, Espanha e a Romênia.
O objetivo é reforçar as defesas aéreas em toda a Europa. Este acordo histórico, com potencial para se expandir ainda mais, representa um marco significativo na segurança e colaboração europeias. O acordo foi selado via FMS (Foreign Military Sales) do tipo LOA (Letter of Offer and Acceptance) com o Governo dos Estados Unidos.
O contrato vai além da simples aquisição de mísseis; abrange elementos vitais como qualificação de componentes atualizados, integração de novos fornecedores, equipamentos de teste e peças sobressalentes e suporte logístico completo. Esta abordagem abrangente abre caminho para futuras atualizações e otimizações, beneficiando não apenas as quatro nações iniciais, mas também potencialmente outros usuários do Patriot no cenário europeu.
A empresa escolhida para este projeto crítico é a COMLOG, uma joint venture entre a Raytheon e a MBDA. Para cumprir o contrato e satisfazer a crescente procura de mísseis GEM-T, a COMLOG estabelecerá uma nova unidade de produção na Europa, fortalecendo ainda mais as capacidades industriais do continente e a segurança do abastecimento.
O MIM-104 Patriot é um sistema de mísseis superfície-ar (SAM), o principal sistema usado pelo US Army e vários países aliados dos EUA. É fabricado pela Raytheon e seu nome deriva do componente de radar do sistema de armas. O AN/MPQ-53 no centro do sistema é conhecido como “Phased Array Tracking Radar to Intercept on Target,” um acrônimo para “Patriot”.
O míssil MIM-104C PAC-2 foi o primeiro míssil Patriot otimizado para combates com mísseis balísticos. A série de mísseis GEM (MIM-104D/E) são refinamentos adicionais do míssil PAC-2. Toda a família de mísseis PAC-2 tem um design bastante padronizado, sendo as únicas diferenças entre as variantes certos componentes internos.
Para além dos benefícios imediatos, este contrato significa um compromisso mais amplo de cooperação e colaboração no âmbito da Iniciativa Europeia Sky Shield (ESSI). A abordagem consolidada de compras multinacionais promove economias de escala, otimiza a logística e reduz custos para as nações participantes.
“Este contrato sublinha o papel da NSPA como um facilitador chave da Aliança”, observou a Sra. Stacy A. Cummings, Gerente Geral da NSPA. “Ao promover a estreita cooperação euro-atlântica, facilitamos a aquisição de soluções eficazes e econômicas para os nossos países membros, ao mesmo tempo que reforçamos as capacidades industriais europeias.”
Tanto a Raytheon como a MBDA expressaram o seu entusiasmo pelo projeto, destacando a sua importância para a segurança europeia. “O contrato fortalece as capacidades industriais e militares na Europa”, afirmou Thomas Gottschild, Diretor Geral da MBDA — Alemanha. “Isto criará empregos, reforçará a cadeia de abastecimento de munições e, em última análise, contribuirá para a prontidão operacional dos sistemas Patriot Europeus.”
@CAS