Acidente fatal com Osprey dos Fuzileiros Navais dos EUA na Noruega * ATUALIZADO *. Foi localizado o MV-22 Osprey do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC), que estava desaparecido desde a noite de 18/03 em Nordland, norte da Noruega. Infelizmente, os quatro fuzileiros que estavam a bordo da aeronave morreram no acidente.
O MV-22 acidentado pertencia ao Marine Medium Tiltrotor Squadron 261 (VMM-261) “The Raging Bulls”, sediado na Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais de New River, Carolina do Norte, EUA. Morreram no acidente o Capitão Matthew J. Tomkiewicz (27 anos); o Capitão Ross A. Reynolds (27); o Sargento de Artilharia. James W. Speedy (30); e o Cpl. Jacob M. Moore (24).
A aeronave estava participando do exercício “Cold Response 22”, e havia decolado de Bodo, para uma missão de treinamento, e deveria retornar aproximadamente às 18h00 (horário local). O seu desaparecimento foi confirmado às 18h26 (horário local) pelo Centro Conjunto de Coordenação de Resgate (JRCC). De acordo com as informações, a região do acidente com o MV-22 estava sob condições meteorológicas adversas. Após uma longa busca as equipes de resgate norueguesas conseguiram identificar o local do acidente, porém foram forçados a enviar uma equipe de resgate por via terrestre, porque as condições eram muito perigosas para o pouso de um helicóptero de resgate.
Os corpos dos quatro fuzileiros navais falecidos foram resgatados e encaminhados para os Estados Unidos, de acordo com um comunicado da II Força Expedicionária da Marinha dos EUA.
O Exercício da OTAN Cold Response 22 é realizado a cada dois anos no norte da Noruega, sendo um dos maiores exercícios conjuntos da Aliança desde o fim da Guerra Fria. A edição em andamento reúne mais de 30 mil militares das nações participantes, e somente o USMC participa com aproximadamente três mil fuzileiros navais.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO