Os três E-3D Sentry Mk 1 comprados pela Força Aérea Chilena. A Força Aérea do Chile (FACh) comprou três Boeing E-3D Sentry Mk 1 (AEW1) de alerta aéreo antecipado da Força Aérea Real do Reino Unido (RAF), por um valor não informado. Esta informação circula desde a semana passada, quando foi divulgada pelo UK Defense Journal, e agora foi reforçada pelo site especializado Janes Defense, citando fontes chilenas.
De acordo com Janes Defense, as três aeronaves selecionadas pela FACh tem as matrículas ZH101 (c/n 24109), ZH103 (c/n 24111) e ZH106 (c/n 24114). Uma dessas células será usada como fornecedora de peças de reposição para as duas restantes, que substituirão a única plataforma AEW chilena, baseada em um antigo Boeing 707 com quase 60 anos de operação.
Por vinte anos, a RAF operou uma frota de sete Sentry AEW.1, todos fabricados entre 1989 e 1991, equipados com motores CFM6-2A e aviônicos atualizados. Eles foram gradualmente desativados, preparando a chegada dos novos E-7A Wedgetail, que estão em produção. A última missão operacional de um E-3D Sentry da RAF foi realizada em 30 de julho de 2021, pela aeronave ZH103 do 8 Squadron, em uma surtida da Operação Shader, sobre o Iraque. O seu descomissionamento oficialmente ocorreu em 04 de agosto de 2021.
Frota de Boeing E-3D Sentry da Royal Air Force
ZH101 “Doc” (c/n 24109) – vendido para a FACh
ZH102 “Dopey” (c/n 24110)
ZH103 “Happy” (c/n 24111) – vendido para a FACh
ZH104 “Sleepy” (c/n 24112) – vendido para a USN
ZH105 “Sneezy” (c/n 24113) – desmontado para spare parts
ZH106 “Grumpy” (c/n 24114) – vendido para a FACh
ZH107 “Bashful” (c/n 24499)
O EB-707 “Cóndor” Chileno
O Boeing 707-385C AEW chileno, matrícula FACh 904 (c/n 19000/447), designado militarmente como “EB-707 Condor”, foi fabricado em 1965 e usado pela Boeing como uma das aeronaves de testes e demonstrações na época. Em 1969 foi convertido em cargueiro e vendido para companhia aérea LAN Chile (matrícula civil CC-CEB), e em setembro de 1991 foi repassado para Grupo de Aviación Nº 10, da Força Aérea Chilena, que o enviou para a Israel onde foi convertido em plataforma IAI Phalcon AEW. Equipado com motores originais P&W JT3D-3B de alto consumo de combustível e baixo rendimento, aliada a baixa disponibilidade, esse vetor está no seu limite operacional.
Na América do Sul, além do Chile, somente a Força Aérea Brasileira tem a capacidade de realizar missões de alerta aéreo antecipado e controle, através dos seus Embraer E-99M,operados pelo 2º/6º GAV.
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