Os reparos no Admiral Kuznetsov serão concluídos em 2024. De acordo com a agência russa Tass, os trabalhos de reparos e modernização do porta-aviões Admiral Kuznetsov — 063 (OTAN: classe Kuznetsov) decorrem conforme planejado e o navio poderá ser entregue à Marinha Russa ainda no primeiro trimestre de 2024.
A notícia foi divulgada na exposição Transport Week, respondendo a uma pergunta de jornalistas sobre o possível comissionamento do porta-aviões no primeiro trimestre de 2024. No início de junho, o porta-aviões foi colocado em uma doca seca da 35ª Fábrica de Reparos Navais em Murmansk. Face aos trabalhos a realizar, a entrega do navio foi adiada para os primeiros meses de 2024.
O vice-diretor geral da empresa de construção naval militar USC (United Shipbuilding Corporation), Vladimir Korolyov, disse à TASS que o Almirante Kuznetsov terminaria a revisão e atualização até o final de 2023 e voltaria à Marinha no início do seguinte. Segundo ele, o navio modernizado terá um potencial de combate completamente novo e servirá por pelo menos mais 10 a 15 anos.
A modernização está muito atrasada. No primeiro trimestre de 2017 ele foi recolhido para estender sua vida útil em mais 25 anos. Porém, e m 30 de outubro de 2018, o Almirante Kuznetsov foi danificado quando a maior doca seca flutuante da Rússia, PD-50, afundou, fazendo com que um de seus guindastes de 70 toneladas colidisse com o convés de voo do navio danificando o mesmo. Os danos foram avaliadas em US$ 1 milhão.
O guindaste foi retirado e os reparos continuaram. Em dezembro de 2019, ocorreu um grande incêndio a bordo do Almirante Kuznetsov, durante a retomada da reforma do navio. Duas pessoas morreram e 14 sofreram ferimentos devido ao fogo e à inalação de fumaça. Os danos foram estimados em US$ 8 milhões.
Em novembro de 2021, o “mau tempo” causou atrasos significativos nos trabalhos de reparo, atrasando a conclusão da reforma em mais de um ano. Somente em 20 de maio de 2022 ele entrou em dique seco novamente, podendo assim, seguir com os reparos e modernizações, que devem ser concluídos nos final de 2023.
O design da classe Admiral Kuznetsov implica uma missão diferente dos porta-aviões da US Navy. O termo usado por seus armadores para descrever os navios russos é Tyazholyy Avianesushchiy Kreyser (TAVKR) — “cruzador pesado de transporte de aeronaves” — destinado a apoiar e defender submarinos de transporte de mísseis estratégicos, navios de superfície e aeronaves da marinha russa.
A principal aeronave de asa fixa do Almirante Kuznetsov é o caça Sukhoi Su-33. Ele pode realizar missões de superioridade aérea, defesa da frota e apoio aéreo. O porta-aviões também transporta os helicópteros Kamov Ka-27 e Kamov Ka-27S destinados à helitransporte, guerra antissubmarina (ASW) e busca e salvamento (SAR).
Para a decolagem de aeronaves de asa fixa, o Almirante Kuznetsov possui um sky jump na proa. Isso faz com que a aeronave deixe o convés em um ângulo e elevação maiores do que em um porta-aviões convencional com catapultas. A decolagem em “salto de esqui” é menos desgastante para o corpo do piloto, já que a aceleração é menor, mas resulta em uma velocidade de decolagem de apenas 120 – 140 km/h (75 – 87 mph), o que requer um projeto de aeronave adequada para estas operações.
@CAS