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Os novos VH-92A “Marine One” alcançam IOC mas com restrições

4 de maio de 2022
Os novos VH-92A "Marine One" alcançam IOC mas com restrições (Foto: Sikorsky).
Os novos VH-92A “Marine One” alcançam IOC mas com restrições (Foto: Sikorsky)

Os novos VH-92A “Marine One” alcançam IOC mas com restrições. O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC) declarou que o novo helicóptero presidencial Sikorsky VH-92A alcançou a Capacidade Operacional Inicial (IOC), e está iniciando o processo para integrá-lo à frota do “Marine One”. Na verdade a IOC foi atingida em 28 de dezembro de 2021, mas nenhum anúncio do foi feito na época.

O IOC foi publicado no livro de destaques orçamentários do Departamento da Marinha para o ano fiscal de 2023, publicado em meados de abril. Entretanto, problemas com o sistema de comunicações seguras podem atrasar sua entrada em serviço operacional. Enquanto a pendência no MCS (Mission Communication System) não for solucionada, o Escritório Militar da Casa Branca (WHMO) não permitirá que os novos VH-92 transportem o presidente Joe Biden, a vice-presidente Kamala Harris, seus familiares e os altos funcionários de governo.

“O USMC trabalhou en conjunto com o Gabinete Militar da Casa Branca, o Gabinete do Programa de Helicópteros Presidenciais (PMA-274) e o Marine Helicopter Squadron One (HMX-1) para garantir que sejam estabelecidas as condições para uma transição bem-sucedida dos atuais VH-3D e VH-60 para o VH-92A”, disse o Major Jay Hernandez, porta-voz da Aviação do USMC.

O envelhecido VH-3D pousando nao gramado da Casa Branca (Foto: Official White House).
O envelhecido VH-3D pousando nao gramado da Casa Branca (Foto: Official White House).

“O programa VH-92 está dentro do orçamento e do cronograma previstos e pelo Congresso. Os planos são de ter todos os 23 helicópteros VH-92 ainda no ano fiscal de 2023, que começa em 1º de outubro deste ano”, salientou o Oficial do USMC.

A Marinha observa em seu orçamento fiscal de 2023 que a Capacidade Operacional Total poderá sofrer atrasos, se o financiamento não for disponibilizado para solucionar deficiências com o MCS.

Esses sistema de comunicação do VH-92 oferece aos passageiros VIP, conexões seguras com todas as agências governamentais, similar ao que equipa os “Air Force One”. O MCS disponibiliza links de comunicação criptografados de ultra-alta velocidade em qualquer lugar do mundo, para o presidente e os alto-funcionários do governo, especialmente com a Autoridade de Comando Nacional que sustenta a dissuasão nuclear.

O MCS é um link de comunicação de linha de visão de banda larga composto por dois sistemas separados: Hydra Light e Crisis Management. O sistema Hydra Light consiste em um rádio, antena e amplificador que permitem que chamadas de voz sobre IP (VoIP) sejam feitas usando a estrutura Phoenix Air-to-Ground Communications Network (PAGCN). O roteador do sistema de gerenciamento de crises é gerenciador de chamadas, enquanto o High Assurance Internet Protocol Encryptor (HAIPE) é necessário para se conectar à rede segura da Defense Information Systems Agency.

Um VH-92A em voo de testes pousa no gramado sul da Casa Branca em 2018 (Foto: USMC).
Um VH-92A em voo de testes pousa no gramado sul da Casa Branca em 2018 (Foto: USMC).

Sistemas semelhantes estão instalados nos atuais helicópteros VH-3D e VH-60N do HMX-1, os quais o VH-92 deverá substituir a partir do ano fiscal de 2023. Essas aeronaves estão envelhecendo e tem programadas revisões para uma extensão de vida útil operacional de mais 4 mil horas, para que possam permanecer em serviço até que os VH-92 estejam totalmente operacionais.

Baseado no plataforma comercial Sikorsky S-92, os novos VH-92 serão os helicóptero presidenciais mais sofisticados do mundo. Outros chefes de Estado voam com helicópteros similares, como o presidente da Coreia do Sul, porém são versões comerciais modificadas do S-92. Os novos VH-92 do USMC foram desenvolvidos especificamente para transportar o Presidente dos EUA e funcionários do governo, e contém equipamentos sofisticados – e classificados – de autodefesa, capacidade de sobrevivência e aviônicos.

Apesar do otimismo da Marinha e do USMC, o Programa VH-92 sofreu vários percalços observados em repetidos relatórios de testes e avaliações. Além do MCS, os motores General Electric CT7-8A de 2.500 cavalos de potência, queimaram o gramado da Casa Branca durante os testes. Os escapamentos dos motores tiveram que ser modificados para eliminar o problema.

Mesmo considerando o VH-92 inicialmente capaz, uma coisa que o HMX-1 não possui é o sistema mais necessário para o WHMO permitir que os USMC transportem o Presidente. Ele poderia voar com funcionários menos graduados do governo em caso de necessidade, mas ainda não poderão usar o indicativo “Marine One”.

Fonte: The Drive

@FFO

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