Vistos na sede da Embraer em 28 de agosto de 2020 os seis primeiros EMB-314 Super Tucano (A-29) destinados a Philipines Air Force (PhAF) prontos para o longo translado até o arquipélago no sul da Ásia.
As aeronaves serão empregadas pelo 16th Attack Squadron – “Eagles”, vinculado a 15th Strike Wing, sediada na Danielo Atienza Air Base (RPLS) em Cavite – uma província localizada ao sul da baía de Manila. Os A-29 substituirão os Rockwell OV-10A/C Bronco em missões de ataque, COIN, CAS e vigilância de fronteira.
O Governo das Filipinas anunciou em 30 de novembro de 2017 a compra de seis A-29 Super Tucano, com opção para mais 18 unidades, por US$ 99,3 milhões. A primeira aeronave ainda com matricula brasileira – PT-ZZM voou em 4 de novembro de 2019 em São José dos Campos/SP.
Os Super Tucano vistos em São José dos Campos/SP estavam matriculados como PT-ZZM, PT-ZZN, PT-ZZO, PT-ZZQ, PT-ZZS e PT-ZZU. Na PhAF eles serão matriculados de 1901 a 1906. As Filipinas torna-se assim o 13º operador dos 18 clientes que, até aqui fecharam contrato com o Super Tucano, a receber as aeronaves.
As aeronaves foram transladadas, no dia 29 de agosto por pilotos brasileiros e dentro do país fizeram a rota São José dos Campos/SSK – Recife/REC (pernoite), para no dia seguinte fazer a perna Recife/REC – Fernando de Noronha/FEN e, após, Cabo Verde – Ilha do Sal/SID, dando sequência ao ferry flight. Os voos usam como código-rádio a matrícula brasileira. As aeronaves também estão equipadas com três tanques externos de combustível, configuração típica de voos ferry flight.
Um ponto bem interessante é além da camuflagem em verde, areia e cinza, é uma bela boca de tubarão (Shark Mouth) ao estilo dos lendários P-40 do American Volunteer Group (AVG) – os famosos “Tigres Voadores”, unidade criada em 1941 pelo governo americano para auxiliar o governo da China Nacionalista a lutar com o Japão na II Guerra Mundial.
@CAS
Agradecimentos a Edílson Carlos e Leonardo Neves pela colaboração.