Orçamento 2024 para o Comando das Forças Especiais dos EUA. O Comando de Operações Especiais dos EUA (US SOCOM) recentemente publicou sua solicitação de orçamento para o ano fiscal 2024 (FY24). O documento contém detalhes sobre os meios de aviação da USAF e das Forças Especiais do Exército (US Army).
Sediado na Base da USAF de MacDill, em Tampa, na Flórida, o US SOCOM é parte do Departamento de Defesa dos EUA, sendo responsável por supervisionar os vários Comandos de Operações Especiais das Forças Armadas do país (Exército, Fuzileiros Navais, Marinha e Força Aérea).
Apesar de alguns detalhes divulgados no documento público, a frota operacional de aeronaves do US SOCOM está protegida pelo chamado “Black Budgets” (Orçamento Negro) das Operações Especiais. No Orçamento do FY24, o US SOCOM está solicitando operar as seguintes aeronaves:
Comando de Operações Especiais da USAF (AFSOC): MC-12W (9x), C-32B (2x), AC-130J (30x), MC-130J (64x), C-146A (20x), PC-12 (4x), U -28A (30x), CV-22B (52x) e MQ-9A (50x);
Comando de Operações Especiais do Exército dos EUA (USASOC): C-12U (1x), C-27J (7x), CASA-212/C-41A (5x), A/ MH-6M (34x), A/MH-6R (17x), MH-47G (69x), MH-60M (72x), UH-60L (2x) e MQ-1C (24x);
O planejamento mostra que no final do FY24, todos os MC-130H e o EC-130J serão retirados de uso. Na verdade, o último MC-130H já foi retirado para o 309º AMARG em Davis Monthan AFB (AZ) no início deste mês de abril. Com relação aos sete EC-130J em operação na Guarda Aérea Nacional (ANG) da Pensilvânia, o plano prevê que até o quarto trimestre de 2024 não haverá mais nenhum em operação.
Atualmente, treze aeronaves MC-12W de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) estão designadas para o ANG de Oklahoma, e é esperado que até o FY2025 todos estejam desativados.
Destaca-se também a redução do número de horas de voo previstas de várias aeronaves do AFSOC. A exceção é o MC-130J, o que provavelmente se deve ao fato de aeronaves adicionais ainda estarem sendo entregues (inclusive como substituição do EC-130J). A visão geral mostra detalhes por tipo de horas de voo FY22 reais, FY23 promulgadas, FY24 planejadas e a variação:
AC-130J: 7.895 horas (FY22), 8.440 horas (FY23), 5.878 horas (FY24) (-30%);
MC-130J: 15.483 horas (FY22), 14.611 horas (FY23), 16.242 horas (FY24) (+11%);
CV-22B: 9.180 horas (FY22), 8.560 horas (FY23), 6.064 horas (FY24) (-29%).
Para o US Army SOC cabe ressaltar que os últimos dois helicópteros MH-60L em serviço no Comando de Operações Especiais do Exército dos EUA (USASOC Flt Co) em Fort Bragg (NC), foram retirados de operação no último trimestre de 2022.
Os helicópteros de ataque/assalto A/MH-6M Little Bird deverão passar por modificações não detalhadas, elevando ao padrão A/MH-6R. Normalmente eles são designados de acordo com a missão executada, sendo AH-6M (ataque) ou MH-6M (assalto), em configurações rapidamente efetuadas pelas equipes de terra. Para o FY24, 17 dos 51 Little Bird deverão ser atualizados para o padrão A/MH-6R, e que até o FY25 toda a frota esteja padronizada.
O programa de atualização dos 36 MH-47G Chinook Block II não está mencionado no documento, uma vez que ele está sendo executado pelo Exército e não pelo SOCOM. Em sua solicitação de orçamento FY24, o US Army solicitou financiamento para seis MH-47G Block II adicionais.
@FFO