• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Operações Especiais do US Army testa nova camuflagem nos seus MH-6M Little Bird

21 de junho de 2024
Operações Especiais do US Army testa nova camuflagem nos seus MH-6M Little Bird (Fotos: USASOAC).
Operações Especiais do US Army testa nova camuflagem nos seus MH-6M Little Bird (Fotos: USASOAC).

Operações Especiais do US Army testa nova camuflagem nos seus MH-6M Little Bird. Os pequenos helicópteros MH-6M Little Birds do 160º Regimento de Aviação de Operações Especiais (160th SOAR) “Night Stalkers”, a elite do Exército dos EUA, estão recebendo um esquema de camuflagem tons de azul. A sutil mudança demonstra uma importante guinada no foco da atenção das Forças Especiais dos EUA.

Imagens de um MH-6M com a nova pintura, operando no Destroier USS Bainbridge (DDG-96) da US Navy, foram recentemente publicadas nas redes sociais do Comando de Aviação de Operações Especiais do Exército dos EUA (USASOAC). No início deste ano o 160th SOAR já havia divulgado fotos dos Little Birds com esta camuflagem.

O USASOAC opera os uma frota de helicópteros H-6M Little Bird para dois tipos de missões básicas, com as configurações sendo realizadas rapidamente por equipes de solo. Para missões de assalto, o MH-6M recebe pranchas laterais e o sistema de extração de infiltração rápida por corda (FRIES). Já a versão de ataque leve AH-6 pode ser armado com vários mísseis e foguetes e armas. A frota está passando por atualização e modernização elevando ao padrão A/H-6R.

No ano passado, um MH-60 Black Hawk do “160th” foi visto no Aeroporto Pryor Field, no Alabama, utilizando uma camuflagem em tons de azul. Desde então, este helicóptero já foi visto em outros locais dos Estados Unidos.

Dois MH-6M Little Bird do 160th SOAR com camuflagens distintas (Foto: USASOAC).
Dois MH-6M Little Bird do 160th SOAR com camuflagens distintas (Foto: USASOAC).

Pouco se sabe sobre as origens desta camuflagem azul e a sua aplicação. Especialistas sugerem que ela surgiu no Projeto Genesis, um concurso interno lançado em 2022 para a comunidade de aviação de operações especiais do US Army. O objetivo era receber ideias inovadoras para estudos e consequente aplicações nas Unidades Especiais.

A nova camuflagem pode sinalizar uma importante mudança no foco das Unidades de Operações Especiais dos EUA, apontando para o domínio marítimo e a nova ameaça vinda do Pacífico, particularmente a China. É uma mudança radical de paradigma, após décadas de operações especiais de contra-terrorismo e contra-insurgência no Médio Oriente e no Afeganistão.

A preparação para um possível conflito de alto nível contra a China no Pacífico colocou as Forças Armadas dos EUA em uma nova ênfase de treinamentos voltados para operações em ambientes marítimos. Há também o potencial crescente do Ártico, ambiente altamente estratégico, onde o domínio marítimo é particularmente importante.

MH-60R Black Hawk com uma camuflagem azul em 2023 (Foto: Pryor Field Airport Authority).
MH-60R Black Hawk com uma camuflagem azul em 2023 (Foto: Pryor Field Airport Authority).

A importância do domínio marítimo se estende para além do Pacífico e do Ártico, com o combate aos militantes do grupo terrorista Houthi, apoiados pelo Irã, que tem mantido constantes ataques contra navios mercantes e militares no Mar Vermelho. As vias navegáveis ​​na Europa, especialmente os estratégicos Mar Báltico e Mar Negro, assumiram um novo significado desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022.

Operações marítimas não são novidades para o 160th SOAR, que tem um longo histórico de cooperação com a US Navy, com a qual treinam regularmente. Operações complexas e exigentes, muitas vezes envolvendo voos de longas distâncias em condições adversas e à noite, são a especialidade dos Night Stalkers.

A nível operacional, é importante referir que os pequenos Little Birds do “160th” oferecem capacidades únicas devido a sua reduzida dimensão e grande versatilidade, podendo ser transportados por vários tipos de aeronaves e navios de transporte. Ver o MH-6M testando o novo esquema de camuflagem ressalta a sua importância para o 160th SOAR, e das suas capacidades distintas, que incluem até mesmo o domínio marítimo.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login