Operação Yanomami: mais de mil horas de voo e 150 toneladas transportadas. Os meios de aviação que operam para o Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz) ultrapassaram, na última semana, às 1.000 horas de voo e mais de 150 toneladas de cargas transportadas na Operação Yanomami. Desde o dia 22 de janeiro, quando a primeira missão foi realizada por um KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB), os trabalhos seguem de forma ininterrupta a partir da sede a Operação, a Base Aérea de Boa Vista, em Roraima (RR).
Estão envolvidas nas missões de transporte e defesa as seguintes aeronaves:
FAB: A-29 Super Tucano, E-99, R-99, C-98 Caravan, KC-390 Millennium, C-105 Amazonas, H-60 Black Hawk e H-36 Caracal;
Exército Brasileiro (EB): HM-1 Pantera, HM-2 Black Hawk e HM-4 Jaguar;
Marinha do Brasil (MB): UH-15 Super Cougar.
As operações
Os monomotores C-98 Caravan do Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo (1º ETA) “Esquadrão Tracajá”, 7º ETA “Esquadrão Cobra” e da Base Aérea de Boa Vista (BABV) pousam de duas a três vezes ao dia no Aeródromo de Surucucu (SWUQ), onde é sediado o Quarto Pelotão Especial de Fronteira (4º PEF) do Exército Brasileiro (EB). Essas aeronaves transportam desde alimentos e medicamentos às comunidades indígenas Yanomami, até o combustível de aviação usado para abastecer outras aeronaves que integram à Operação.
Os helicópteros de médio porte multimissão H-60 Black Hawk do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) “Esquadrão Pelicano” e do 7°/8° GAV “Esquadrão Hárpia” e H-36 Caracal do 3°/8° GAV “Esquadrão Puma” realizam missões de infiltração e exfiltração de tropas.
Os bimotores de transporte médios C-105 Amazonas do 1°/9° GAV “Esquadrão Arara” e do 1°/15° GAV “Esquadrão Onça” são usados em voos de ressuprimento aéreo, lançando alimentos, medicamentos e qualquer suprimento necessário para as comunidades, além de realizar transporte logístico de equipamentos médicos e outros materiais necessários para apoiar as áreas afetadas.
Os jatos de transportes pesados KC-390 Millennium do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) “Esquadrão Gordo” também realizam lançamentos aéreos de cargas, lançando uma quantidade maior de suprimentos.
Os jatos R-99 e E-99 do 2°/6° GAV “Esquadrão Guardião” realizam importantes missões de vigilância aérea, monitoração da área e coleta de inteligência eletrônica para suprir o comando estratégico da Operação.
Os helicópteros UH-15 Super Cougar da Marinha, HM-2 Black Hawk e o HM-4 Jaguar do Exército compõem a frota conjunta da Operação, potencializando as missões de transporte logístico, aumentando consideravelmente as capacidades operacionais para o cumprimento das missões.
Operação Yanomami 2023
Instituído através de decreto em 20 de janeiro de 2023, o Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária das Populações em Território Yanomami coordena medidas para enfrentamento da Emergência em Saúde Pública e combate ao garimpo ilegal no território Yanomami. Estão envolvidos na Operação os Ministérios da Defesa, da Saúde, do Desenvolvimento Social e Assistência Social, da Família e Combate à Fome e dos Povos Indígenas.
Em 03 de fevereiro de 2023 foi ativado o Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz) das Forças Armadas, que atuam em ações de enfrentamento da emergência em saúde pública e no combate aos garimpos ilegais no Território Yanomami nos estados de Roraima e Amazonas.
As Forças Armadas realizam missões de transporte, lançamento aéreo e distribuição de cestas básicas, revitalização da pista do Aeródromo de Surucucu (RR), Evacuações Aeromédicas (EVAM) para atendimento no Hospital de Campanha (HCAMP), controle e fiscalização do espaço aéreo com a criação da Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA), fornecimento de dados de inteligência e transporte aéreo logístico das equipes envolvidas na Operação.
Fonte: FAB
@FFO
Cmdo Op Cj Amz apoia transporte de indígenas no retorno à Terra Yanomami. Cerca de 40 indígenas, entre crianças e adultos, afetados pela crise sanitária registrada junto às populações em Terra Yanomami embarcaram no H-60L Black Hawk da FAB.
Em "Notícias"
Completados 60 dias desde sua ativação pelo Ministério da Defesa (MD), o Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz) já entregou 350 mil quilos de alimentos na região Yanomami. Esse foi um dos expressivos dados divulgados pelo Cmdo Op Cj Amz, nesta segunda-feira (03/04), após fechamento do balanço de…
Em "Notícias"
O Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmd Op Cj Amz), responsável, entre outros, pelo apoio aéreo logístico à Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), do Ministério da Saúde, atingiu a expressiva marca de 200 indígenas transportados por meio de suas aeronaves desde o início da Operação Yanomami, em 30…
Em "Notícias"