Operação Southern Seas 2024: Marinha do Brasil e realiza exercício com o porta-aviões USS George Washington. Com a chegada ao Rio de Janeiro (RJ) de quatro navios da Marinha dos Estados Unidos da América (US Navy), entre os quais o Porta-Aviões USS George Washington (CVN-73), a Marinha do Brasil (MB) iniciou a Operação “Southern Seas – 2024”.
Realizada entre os dias 15/05 e 24/05, a Operação “Southern Seas – 2024” envolve operações navais e aeronavais com a Guarda Costeira (USCG) e a Marinha dos EUA (USN), na área marítima compreendida entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A ação visa aprimorar a interoperabilidade, a cooperação e os laços de amizade entre as Forças envolvidas, contribuindo para a atuação da Marinha do Brasil no campo da Diplomacia Naval.
O navio USCGC James, chegou no dia 13/05 na Base Naval do Rio de Janeiro, em Niterói (RJ), onde os militares da USCG promoveram uma oficina sobre técnicas de abordagem. Na oportunidade, ocorreu um exercício na Fragata “União” da MB, dando início ao intercâmbio e à troca de experiências entre os países.
A “Southern Seas-2024”, que teve seu planejamento iniciado em 2023, também se dará em comemoração aos duzentos anos de relações diplomáticas entre Brasil e EUA. “Este exercício não somente testará e ampliará a capacidade das Forças participantes de atuarem em conjunto em situações reais, mas também reforça o compromisso de ambas as nações com a segurança marítima mundial”, destacou o Capitão de Mar e Guerra Caetano Quinaia Silveira, Comandante do 1º Esquadrão de Escolta, que está à frente do Grupo-Tarefa responsável por planejar e executar as atividades relacionadas à Operação.
Navios e aeronaves participantes da Operação “Southern Seas – 2024”
Marinha do Brasil: Fragatas “Independência” e “União” e helicópteros UH-15/AH-15B Super Cougar, AH-11B Wild Lynx e AF-1 Skyhawk.
Estados Unidos: Porta-Aviões USS George Washington, o Destroyer da classe Arleigh Burke, USS Porter, o Navio de apoio logístico, USNS John Lenthall, e o Navio da Guarda Costeira dos EUA, USCGC James. A Ala Aérea do porta-aviões está composta pelas aeronaves F-35C Lighting II (VFA-147), F/A-18 E/F “Super Hornet” (VFA-103), EA-18G Growler (VAQ-140), E-2C Hawkeye (VAW-116) e MH-60S Seahawk (HSC-5) e MH-60R Seahawk (HSM-46).
@FFO