Operação HEIFARA: Rafales chegam ao Taiti. O Armée de l’Air et de l’Espace (AAE) lançou no dia 20 de junho um exercício de projeção de poder a mais de 17.000 km da França que irá durar uma semana entre os dias 20 e 26 de junho. O objetivo é mostrar capacidade de proteger seus cidadãos e apoiar os seus aliados diante do aumento das das tensões regionais na zona da Ásia-Pacífico. É o primeiro passo de um objetivo maior estabelecido pela Força Aérea Francesa, que é ser capaz de desdobrar até 2023 cerca de caças 20 Dassault Rafale em menos de 48 horas, até a Polinésia Francesa. Além de projetar força, o AdAE também fará um exercício com a USAF no Havaí.
Denominado HEIFARA 2021, a missão é não só chegar à Polinésia em menos de 48 horas, mas, na chegada chegada, realizar missões simuladas de ingresso em espaço aéreo contestado, cumprindo missões de alto valor agregado.
Operação HEIFARA: Rafales chegam ao Taiti. Pela primeira vez, na tarde 21 de junho, três Dassault Rafale chegaram ao Taiti, após quase 40 horas de voo e uma dúzia de reabastecimento em voo desde a sua saída da França com estava nos Estados Unidos na Travis AFB. Foram percorridos 16.840 km, com direito ao sobrevoo do Círculo Polar Ártico. O comboio composto por dois Airbus A400M, dois Airbus A330MRTT Phénix, um Boeing C-135FR e três Rafales F3-R, sendo um B (AAE 309/20-HB) e dois C (AAE 111/4-IP e 131/30-GJ), irá operar nos próximos dia na região em exercícios que visam marca a presença do AdAE na região.
Toda a operação ficará sob o comando do novo Centre Air de Planification et de Conduite des Opérations (CAPCO, Centro Aéreo de Planejamento e Condução de Operações), com sede em Lyon-Mont Verdun. CAPCO é capaz de comandar e realizar missões complexas, independentemente da área do mundo em que houver necessidade.
Após a primeira fase na Polinésia Francesa, a AdAE visitará, a partir de 27 de junho, o Havaí para participar de uma operação bilateral com os Estados Unidos no Pacífico designada WAKEA na Joint Base Pearl Harbor–Hickam (JBPHH), onde o foco será a interoperabilidade entre o Dassault Rafale F3R e os Lockheed Martin F-22A. O voo direto entre o Taiti e o Havaí será de 4.445 km.
O retorno à França, está previsto para 9 de julho de 2021. Mas antes a AAE fará escala em Langley AFB (VA), vindo direto da Pearl Harbor–Hickam (JBPHH) em um voo de 7.780 km, para participar das comemorações dos 240 anos da Batalha de Yorktown, símbolo da vitória dos americanos e franceses contra as tropas britânicas. De Langley a Istres serão mais 6.110 km.
@CAS