Operação HEIFARA e WAKEA 2021. O Armée de l’Air et de l’Espace (AdAE) lançou ontem um exercício de projeção de poder a mais de 17.000 km da França que seguirá entre os dias 20 e 26 de junho. O objetivo é mostrar capacidade de proteger seus cidadãos e apoiar os seus aliados diante do aumento das das tensões regionais na zona da Ásia-Pacífico. É o primeiro passo de um objetivo maior estabelecido pela Força Aérea Francesa, que é ser capaz de desdobrar até 2023 cerca de caças 20 Dassault Rafale em menos de 48 horas, até a Polinésia Francesa. Além de projetar força, o AdAE também fará um exercício com a USAF no Havaí.
Denominado HEIFARA 2021, a missão é não só chegar à Polinésia em menos de 48 horas, mas, na chegada chegada, realizar missões simuladas de ingresso em espaço aéreo contestado, cumprindo missões de alto valor agregado.
Cerca de 170 militares decolaram no domingo (20/06) às 9h da Base érea 125 Istres/Le Tubé (LFMI) em um comboio composto por Airbus A330MRTT Phénix tanque e dois Airbus A400M Atlas em apoio três Dassault Rafale F3-R, com a transferência de 65 toneladas de combustível em voo. Ao todo mais de 30 toneladas de equipamentos e suprimentos forma levados para a missão que terá um terceiro A330MRTT na etapa do Havaí.
Após decolarem, o comboio sobrevoou a Escócia, a Islândia e o Círculo Polar Ártico, seguindo após a base americana de Travis AFB, na Califórnia. O voo deste primeiro dia permitiu que os Rafale estabeleceram um novo recorde de voo sem escala de mais de 12, ao percorrerem 9.630 km. A etapa seguinte entre Travis e o Taiti de 7.220 km indicou no dia de hoje (21/06).
Após a primeira fase na Polinésia Francesa, a AdAE visitará, a partir de 27 de junho, o Havaí para participar de uma operação bilateral com os Estados Unidos no Pacífico designada WAKEA na Joint Base Pearl Harbor–Hickam (JBPHH), onde o foco será a interoperabilidade entre o Dassault Rafale F3R e os Lockheed Martin F-22A. O voo direto entre o Taiti e o Havaí será de 4.445 km.
Toda a operação ficará sob o comando do novo Centre Air de Planification et de Conduite des Opérations (CAPCO, Centro Aéreo de Planejamento e Condução de Operações), com sede em Lyon-Mont Verdun. CAPCO é capaz de comandar e realizar missões complexas, independentemente da área do mundo em que houver necessidade.
O retorno à França, está previsto para 9 de julho de 2021. Mas antes a AdAE fará escala em Langley AFB (VA), vindo direto da Pearl Harbor–Hickam (JBPHH) em um voo de 7.780 km, para participar das comemorações dos 240 anos da Batalha de Yorktown, símbolo da vitória dos americanos e franceses contra as tropas britânicas. De Langley a Istres serão mais 6.110 km.
O apelido da operação é HEIFARA, significa Coroa de Pandanus em taitiano. O Pandanus é uma planta tropical comum nas ilhas da Polinésia. Já na religião havaiana, WAKEA (Wākea), o pai do céu se casa com Papahānaumoku, a mãe terra. Os dois são considerados o casal pai dos chefes governantes do Havaí.
#A330 ✈️ Depuis le 7 mai 2021, quatre A330 Phénix opèrent depuis la base aérienne 125 d’Istres. Focus sur les missions permanentes menées par cet avion multirôle au sein de ce futur hub des armées. 🎥⤵️
Originally tweeted by Armée de l’Air et de l’Espace (@Armee_de_lair) on 20 de June de 2021.