Operação Guardian of the Walls – ATUALIZADO 20/Maio. A IAF realizou 11 dias de ataques aéreos a Faixa de Gaza. Desde a madrugada do dia 10 em Israel, a movimentação nas principais bases aéreas da Israeli Air Force (IAF) em sido intensa, com a saída de diversas aeronaves, em especial F-16C/D/I e F-15C/I, para efetuar bombardeios a Faixa de Gaza, em resposta aos ataques com foguetes feito pelo grupo terrorista Hamas. Além destes helicópteros de ataque AH-64 e drones como IAI Heron também participam ativamente das ações. A operação é denominada “Guardian of the Walls” efetuou mais de 1.400 surtidas sobre a Palestina, tendo até o dia 19 de maio, atacado mais de 1.000 alvos.
A nova onda de violência na região é fruto de confrontos entre a polícia israelense e fiéis mulçumanos em Jerusalém, em especial na Esplanada das Mesquitas, na Cidade Velha de Jerusalém. Os protestos tiveram origens no despejo de quatro famílias palestinas de suas casas, face a uma lei que garante a posse a colonos judeus que comprovarem serem donos das terras antes de 1948. Os confrontos deixaram mais de 300 feridos, principalmente na Mesquita Al Aqsa, o terceiro lugar mais sagrado para os muçulmanos, que foi palco de um confronto violento entre fiéis e polícia.
Israel promete responder com força os ataques e não pretende ceder. Já foram convocado 9 mil reservistas e em 13 de maio o IDF anunciou a convocação de mais 2 mil. Segundo dados da imprensa de Israel, o país se prepara para um conflito que deverá retomar o controle sobre Gaza, voltando a condição anterior a 2005, quando o IDF ocupava a Palestina. Hoje tanques do Exército de Israel foram visos em direção a Gaza, dando sinais que uma ocupação não está fora dos planos.
Segundo dados de inteligência, o Hamas já lançou mais de 20 mil foguetes e morteiros sob Israel desde que a saída do exército israelense da Faixa de Gaza em 2005. Os foguetes são de diversas origens, chineses, russos, iranianos, sírios, com alcance vaiáveis de 10 a 50 km e geralmente adquiridos como contrabando ou de forma clandestina. As Brigadas Izz ad-Din al-Qassam – que é braço armado do Hamas disse hoje em suas redes que introduziu o drone caseiro feito com parte de drones comerciais chamado Shehab que é kamikaze. Um enxame deles teria danificado a plataforma de gás natural marítima na tarde de 12 de maio.
Além do Hamas outros grupos tem apoiado a causa Palestina contra Israel. Forças de segurança libanesas prenderam hoje indivíduos que dispararam foguetes contra Israel, aparentemente sem ligação com o grupo terrorista Hezbollah, outro adversário de Israel. Grupos como Jihad Islâmica GAP também tam apoiado o Hamas nas ações contra Israel.
Israel disse no dia 19 que não está estabelecendo um cronograma para o fim dos ataques contra palestinos em Gaza. Meso com a pressão dos EUA por um cessar-fogo, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que não descarta “seguir até o fim” contra o movimento Hamas, se a opção de dissuasão não der frutos, após dez dias de bombardeio. “Devo afirmar que não descartamos nenhuma opção”, completou.
O Hamas afirma que possui estoque de armas para prorrogar o conflito. Mais de 50 mil palestinos deixaram Gaza, temendo o prolongamento do conflito e uma possível invasão de Israel.
Segundo o IDF até o momento – 21:00 local de 20 de maio de 2021 em Israel, mais de 4.340 foguetes foram disparados da Faixa de Gaza em direção ao território israelense, dos quais aproximadamente 640 lançamentos fracassaram caíram na Faixa de Gaza. O Sistema de Defesa Aérea Iron Dome interceptou mais 3.330 foguetes – algo próximo a 90% dos foguetes que invadiram o espaço aéreo de Israel.
Israel e o Hamas concordaram com um cessar-fogo na Faixa de Gaza a partir das 2h da manhã de sexta-feira 21 de maio de 2021 (20h desta quinta-feira, no horário de Brasília), informaram um oficial do Hamas e o gabinete do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu. A trégua é bilateral e sem precondições. Fontes da Reuters informaram que a trégua teria vindo após forte pressão dos Estados Unidos feit pelo presidente John Biden desde o dia 18, que pos fim a 11 dias de hostilidades.
Desde o início dos combates, em 10 de maio, 232 palestinos morreram e mais de 1,9 mil ficaram feridos em bombardeios aéreos. Do lado de israelense, são 12 mortos e mais de 660 feridos ou pessoas que necessitaram assistência médica. Israel diz que matou pelo menos 160 combatentes.
Relatório das operações da IAF na operação “Guardian of the Walls” de 10 a 20/05/2021
Quinta-feira, 20 de maio:
20:13 – Desde o início da operação “Guardião das Muralhas”, cerca de 4.340 foguetes foram disparados da Faixa de Gaza em território israelense, dos quais cerca de 640 lançamentos fracassados caíram na Faixa de Gaza. O Sistema de Defesa Aérea Iron Dome tem uma taxa de interceptação de aproximadamente 90%.
20:10 – Desde esta manhã, a IAF atingiu aproximadamente 30 postos de lançamento de foguetes na Faixa de Gaza, localizados acima e abaixo do solo, vários dos quais armados e destinados a comunidades israelenses. Além disso, a IAF atingiu vários agentes terroristas enquanto eles lançavam foguetes contra o território israelense.
Nos últimos dias, a IAF atingiu aproximadamente 430 lançadores de foguetes do Hamas e da Jihad Islâmica, bem como mais de 20 operações de lançamento de foguetes. Os locais atingidos foram usados pelas organizações terroristas para disparar contra Israel e incluem lançadores de foguetes e postos de lançamento. Esses ataques prejudicam a capacidade de lançamento das organizações terroristas.
19:05 – Tropas aéreas e terrestres da IAF atacaram um posto de lançamento de mísseis anti-tanque do Hamas em Beit Lahia. O poste atingido parece ter sido o mesmo que disparou contra um ônibus israelense esta manhã. Além disso, há pouco tempo, uma aeronave da IAF impediu um possível ataque de operativos armados de mísseis anti-tanque do Hamas, enquanto eles dirigiam no norte da Faixa de Gaza. Além disso, nas últimas horas, os caças da IAF atingiram dois poços de túneis militares do Hamas, localizados em Beit Lahia e Maghazi.
15:24 – Caças da IAF atingiram dois túneis terroristas do Hamas que estavam em construção na Cidade de Gaza e na área de Beit Hanoun. Além disso, um caça a jato da IAF atingiu um túnel militar do Hamas localizado dentro de um prédio em Beit Hanoun.
11:30 – Caças da IAF atingiram um túnel terrorista do Hamas em Beit Hanoun, bem como dois lançadores de foguetes subterrâneos em Jabalia, que foram usados para disparar foguetes em Tel Aviv. Além disso, um caça a jato da IAF atingiu uma sala de operações militares da organização terrorista Hamas, usada pelo Hamas para gerenciamento de combate.
09:58 – Caça da IAF atingiu um lançador de foguete de vários barris pertencente à organização terrorista Hamas, localizada em Khan Yunis, na Faixa de Gaza.
07:55 – Desde o início da operação “Guardian of the Walls”, aproximadamente 4.070 foguetes foram disparados da Faixa de Gaza em território israelense, dos quais aproximadamente 610 lançamentos fracassados caíram na Faixa de Gaza. O Sistema de Defesa Aérea Iron Dome tem uma taxa de interceptação de aproximadamente 90%.
07:03 – Nas últimas 24 horas, os caças da IAF atingiram dezenas de alvos terroristas subterrâneos adicionais como parte da extensa operação em curso para atacar o sistema de túneis ‘Metro’ do Hamas na Faixa de Gaza, causando danos significativos à rede subterrânea do Hamas. Neste momento, os caças da IAF continuam a atacar alvos terroristas subterrâneos.
Além disso, a IAF atingiu vários alvos terroristas adicionais em toda a Faixa de Gaza durante a noite, entre eles: infraestrutura terrorista usada para conduzir operações militares localizada na residência de um comandante de companhia do batalhão Khan Yunis do norte, Ali Abu Zarqa, fabricante de armas do Hamas instalação e uma série de locais de lançamento de foguetes acima do solo e subterrâneos.
01:50 – Nas últimas horas, aeronaves da IAF atingiram uma unidade de armazenamento de armas localizada dentro da residência do ex-Ministro da Justiça e Presos Liberados, que anteriormente servia como membro do Bureau Político do Hamas. Além disso, a IAF atingiu a infraestrutura militar localizada nas residências de oficiais do Hamas na Faixa de Gaza.
Entre os alvos atingidos:
• Infraestrutura militar que serviu na operação atual, localizada na residência de Ashraf Al-Jabari encarregado do treinamento na ala militar da organização terrorista Hamas, na cidade de Khan Yunis.
• Uma unidade de armazenamento de armas localizada na residência de um agente terrorista do Hamas na cidade de Gaza.
• Infra-estrutura militar na residência de Muhammad Abu Mustafa, comandante das Forças Nuhba do batalhão Hamas East Khan Yunis.
• Infraestrutura militar na residência de Muhammad Bu’ab, comandante do batalhão Hamas East Rafah.
• Infraestrutura militar na residência de Osama Abu Anza, que atua como chefe da unidade de mísseis superfície a superfície da Brigada Khan Yunis.
Quarta-feira, 19 de maio:
23:52 – Nas últimas 24 horas, a IAF atingiu um grande número de locais de lançamento de foguetes de vários barris, que foram planejados para disparar foguetes contra o Estado de Israel, bem como compostos de defesa aérea da organização terrorista Hamas.
19:08 – Desde o início da operação “Guardião das Muralhas”, cerca de 4.000 foguetes foram disparados da Faixa de Gaza em território israelense, dos quais cerca de 600 lançamentos fracassados caíram na Faixa de Gaza. O Sistema de Defesa Aérea Iron Dome tem uma taxa de interceptação de aproximadamente 90%.
18:37 – Durante a noite, a IAF e a ISA neutralizaram três agentes terroristas do Hamas localizados em um esconderijo operacional na Cidade de Gaza pertencente à unidade cibernética do Hamas. O alvo foi atingido por caças da IAF. O esconderijo foi usado pelos terroristas para atividades cibernéticas ofensivas contra alvos israelenses. Essas ações são uma prova clara da atividade terrorista do Hamas no domínio cibernético.
O apartamento estava localizado ao lado de um jardim de infância, provando mais uma vez que a organização terrorista Hamas coloca deliberadamente os civis em perigo ao colocar sua infraestrutura militar no centro de áreas densamente povoadas por civis.
16:39 – Seguindo o relatório anterior sobre as sirenes que soaram na região da Baixa Galiléia e Krayot, quatro foguetes foram disparados do Líbano para o território israelense. O Sistema de Defesa Aérea Iron Dome interceptou um deles e o restante provavelmente caiu no mar (2) e um em uma área aberta e desabitada. Em resposta, a artilharia IDF está atacando vários alvos em território libanês. Mais detalhes a seguir. O governo do Líbano admitiu os ataques. Autoridades de segurança do Líbano disseram que os foguetes foram disparados de uma região no sul do país, perto da vila de Qlayleh. Além dos quatro que foram em direção a Israel, outros quatro foguetes caíram no território libanês, de acordo com membros do governo local.
12:07 – Caças da IAF atingiram um complexo militar do Departamento Tecnológico da organização terrorista Hamas. O complexo estava localizado em um prédio na área de Jabalia.
09:47 – Durante a noite, aeronaves da IAF atingiram o sistema de túneis ‘Metro’, localizado em Khan Yunis e Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em uma quinta etapa de ataques. Durante os ataques, que duraram 25 minutos, aproximadamente 40 alvos militares subterrâneos pertencentes à organização terrorista Hamas foram atingidos. Os ataques foram realizados por 52 caças a jato, com o uso de aproximadamente 120 munições guiadas.
Os ataques combinaram vários elementos: alvos superfície a superfície, alvos subterrâneos, centros de comando e controle e postos do Hamas. Entre os alvos atingidos estavam: um armazém de armazenamento de armas localizado no quartel-general da segurança interna do Hamas em Khan Yunis, infraestrutura terrorista localizada nas residências de dois comandantes e o centro de comando e controle do Hamas em Rafah.
Da mesma forma, outros alvos terroristas da Jihad Islâmica na Faixa de Gaza foram atingidos, incluindo uma sala de situação de foguetes, instalações da matriz Superfície a Superfície Jihads Islâmica localizadas em apartamentos operacionais, uma sala de comando da Jihad Islâmica usada para disparar foguetes durante a Operação “Guardião de the Walls “e locais de lançamento de foguetes.
As aeronaves da IAF também atingiram vários locais de lançamento de foguetes acima do solo e subterrâneos, que visavam civis israelenses.
09:23 – Desde o início da operação “Guardião das Muralhas”, cerca de 3.750 foguetes foram disparados da Faixa de Gaza contra o território israelense, dos quais aproximadamente 550 lançamentos fracassados caíram na Faixa de Gaza. Soldados de defesa aérea Iron Dome têm uma taxa de interceptação de aproximadamente 90%
Terça-feira, 18 de maio:
19:27 – Hoje cedo, os caças da IAF atingiram centros de comando e controle localizados nas residências de três comandantes adicionais do Hamas na Faixa de Gaza: a residência do Vice-Comandante da Brigada do Norte do Hamas na Cidade de Gaza, Rafa Salman, a residência de um comandante de companhia em um batalhão de reforço do Hamas em Khan Yunis e a residência de um comandante de companhia adicional em um batalhão de reforço do Hamas em Daraj Tufah.
19:10 – Caças da IAF atingiram a infraestrutura terrorista localizada em três apartamentos operacionais. Os apartamentos operacionais pertenciam a agentes do Hamas, incluindo os de Ja’adi Cha’alah, comandante da companhia no Batalhão ‘Al-Farqin’ do Hamas, Jamal Alaeda, comandante da companhia no Batalhão “Norte” do Hamas, e Muhammad Shuaf, comandante da companhia em o Batalhão ‘Nuhba’ do Hamas. As várias infraestruturas de terrorismo foram utilizadas pela organização terrorista Hamas para fins militares, enquanto algumas delas também foram utilizadas em operações anteriores.
13:38 – Uma aeronave da IAF atingiu um esquadrão terrorista da Jihad Islâmica no centro da Faixa de Gaza. O esquadrão foi atingido enquanto se preparava para lançar foguetes em direção ao território israelense.
13:22 – Desde as 08:00 desta manhã, os caças e aeronaves da IAF identificaram e atingiram nove locais de lançamento de foguetes subterrâneos e acima do solo na Faixa de Gaza.
09:28 – No início desta manhã, um UAV se aproximando da fronteira israelense na área de Emek HaMaayanot foi interceptado após ser monitorado pela IAF. Os fragmentos de UAV foram coletados pelas forças de segurança. Aproximadamente 3.440 foguetes foram disparados da Faixa de Gaza em território israelense, dos quais cerca de 500 lançamentos fracassados caíram na Faixa de Gaza. O Sistema de Defesa Aérea Iron Dome tem uma taxa de interceptação de aproximadamente 90%. Durante a noite, os caças e aeronaves da IAF atingiram ativos militares em Rimal, no oeste da Cidade de Gaza.
Os caças e aeronaves da IAF atingiram vários locais de lançamento de foguetes destinados a Tel Aviv, Ashkelon e cidadãos de Israel. Os caças e aeronaves da IAF atingiram o sistema de túneis ‘Metro’ da organização terrorista Hamas no norte da Faixa de Gaza pela quarta vez. No ataque, aproximadamente 65 alvos terroristas foram atingidos por 62 caças da IDF usando aproximadamente 110 armamentos guiados. As residências de cinco comandantes do Hamas foram atacadas na Faixa de Gaza. As residências foram usadas como infra-estrutura de terror, e algumas foram usadas como centros de comando e controle. Os cinco incluem; a residência do comandante do Batalhão de Jabalia Ocidental, a residência de um comandante de companhia do Regimento de Jubala, a residência do comandante da companhia do Regimento Zeitoun, a residência de um membro sênior da força naval do Hamas e infraestrutura militar dentro da residência de uma organização terrorista do Hamas operacional suporte operativo.
Além disso, a IAF atacou um esquadrão antitanque do Hamas na Cidade de Gaza. A organização terrorista Hamas prova mais uma vez que coloca deliberadamente alvos militares no coração de áreas densamente povoadas por civis na Faixa de Gaza. A IAF toma todas as precauções possíveis para evitar ferir civis durante sua atividade operacional. A IAF continua a atacar alvos terroristas na Faixa de Gaza e continuará operando com força quando necessário.
Segunda-feira, 17 de maio:
21:00 – Nas últimas horas, os caças e aeronaves da IAF atingiram cinco casas de comandantes de alto escalão da organização terrorista Hamas. Todas as casas serviam como parte da infraestrutura de terror do Hamas. Uma das casas atingidas foi a casa de Izz al-Din Hadad, um importante membro da ala militar do Hamas e chefe de apoio ao combate durante as recentes hostilidades. A casa de Amjad Abu Najeh, comandante do batalhão Nuhba na Faixa de Gaza, que dirigiu ataques de sua casa. A casa de Ibrahim Muhammad Mustafa Qareh, comandante do batalhão Khan Yunis do sul, que esteve envolvido em ataques a tiros contra as forças das FDI e também foi responsável pelo lançamento de foguetes contra Israel. A casa de Ahmed Shamali, comandante do batalhão Nuhba em Shuja’iyya. O prédio continha infraestrutura de comunicações militares e armas armazenadas. E a casa de Nasim Abu ‘Ajuna, comandante do Batalhão Beit Lahia, cuja casa continha infraestrutura militar para operações de combate. A IAF continua a atacar alvos terroristas na Faixa de Gaza e continuará operando com força, se necessário.
19:07 – Há pouco, caças da IAF atingiram o principal centro de operações das forças de segurança interna do Hamas no bairro Rimal, no norte da Faixa de Gaza. O centro de operações era uma parte central da infraestrutura de terror do Hamas. Serviu de base para agentes de inteligência militar. Antes dos ataques, o IAF avisou com antecedência os ocupantes do prédio e deu tempo suficiente para que eles evacuassem o local. A IAF toma todas as precauções possíveis para evitar ferir civis durante suas atividades operacionais.
14:03 – Nos últimos dias, as tropas navais israelenses detectaram atividades suspeitas no norte da Faixa de Gaza, nas proximidades de ativos das forças navais do Hamas, e rastrearam os movimentos de vários combatentes inimigos suspeitos. Hoje, usando a vigilância de aeronaves da IAF e as capacidades navais, vários dos suspeitos foram localizados com um navio, suspeito de ser uma arma naval submersível do Hamas. O navio estava sendo levado para a costa e parecia estar a caminho de realizar um ataque terrorista nas águas israelenses. Um navio da Marinha da IDF e uma aeronave da IAF visaram os operadores e a arma para remover a ameaça.
13:06 – Os caças IAF frustraram Hasam Abu Harbid, Comandante da Divisão Norte da Jihad Islâmica. Abu Harbid foi comandante da organização por mais de 15 anos e esteve por trás de vários ataques terroristas de mísseis antitanque contra civis israelenses, incluindo o ataque desde o primeiro dia da Operação, no qual um civil ficou ferido. Além disso, ele tem liderado consistentemente o lançamento de foguetes contra Israel, bem como ataques com tiros contra soldados das FDI.
09h59 – A partir das 7h, desde o início da operação “Guardião das Muralhas”, cerca de 3.150 foguetes foram disparados da Faixa de Gaza em território israelense, dos quais aproximadamente 460 lançamentos fracassados caíram na Faixa de Gaza. O Sistema de Defesa Aérea Iron Dome tem uma taxa de interceptação de aproximadamente 90%.
08:19 – Durante a noite, a IAF conduziu uma terceira rodada de ataques contra o sistema de túneis ‘Metro’ do Hamas no norte da Faixa de Gaza. Como parte do ataque, aproximadamente 35 alvos terroristas e 15 quilômetros do sistema de túneis foram atingidos por 54 caças a jato. Este ataque é parte da operação significativa do IDF contra a infraestrutura terrorista subterrânea na Faixa de Gaza.
05:38 – Nas últimas horas, caças e aeronaves da IAF atingiram nove residências de comandantes de alto escalão da organização terrorista Hamas na Faixa de Gaza.
As residências atingidas foram utilizadas como infraestrutura de terror. Algumas das residências eram usadas para armazenar armas. Entre as residências do comandante da organização terrorista Hamas que foram atingidas: a residência do comandante do batalhão Beit Hanoun, a residência do comandante da companhia Beit Hanoun, a residência de um comandante da companhia do batalhão Sabara na cidade de Gaza e a residência de uma companhia comandante do batalhão Shati. Além disso, a IAF atingiu a infraestrutura militar usada para comando e controle na casa de um operativo da organização terrorista Hamas responsável pela inteligência militar em Shejaiya. Neste momento, a IAF continua a atacar alvos terroristas na Faixa de Gaza.
01:52 – Neste momento, os caças da IAF estão atacando alvos terroristas na Faixa de Gaza.
Domingo, 16 de maio:
21:03 – Desde o início da operação “Guardião das Muralhas”, cerca de 3.100 foguetes foram disparados da Faixa de Gaza contra o território israelense, dos quais cerca de 450 lançamentos fracassados caíram na Faixa de Gaza. O Sistema de Defesa Aérea Iron Dome interceptou aproximadamente 1.210 foguetes.
18:50 – Caças da IAF atingiram um túnel do Hamas na área de Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza. O túnel continha equipamento militar e estava localizado ao lado de um jardim de infância, uma mesquita e um hospital. Isso prova mais uma vez como a organização terrorista Hamas deliberadamente posiciona seus meios militares no coração de áreas densamente povoadas por civis. A IAF avisou com antecedência os civis no prédio, a fim de permitir que eles tivessem tempo suficiente para evacuar o local. Além disso, os caças da IAF atingiram escritórios pertencentes à Segurança Interna do Hamas, que serviam como infraestrutura de terror.
15:52 – Uma aeronave da IAF atingiu um depósito de armas, localizado na casa de um agente do Hamas na faixa central de Gaza. Além disso, uma aeronave da IAF atingiu um depósito de armas navais pertencente à organização terrorista Hamas no sul da Faixa de Gaza.
12:34 – Há pouco tempo, os caças da IAF atingiram ativos militares na sede da inteligência da organização terrorista Hamas no norte da Faixa de Gaza. Operativos de inteligência do Hamas trabalham no prédio para fornecer avaliações operacionais para a organização terrorista. O departamento estava localizado próximo a um jardim de infância, provando mais uma vez como a organização terrorista Hamas coloca deliberadamente os civis em perigo ao colocar seus recursos militares no centro de áreas densamente povoadas por civis. Antes do ataque, as IDF avisaram com antecedência os civis no prédio e deram tempo suficiente para que evacuassem o local.
11:49 – Um caça a jato da IAF atingiu a casa do comandante do Batalhão Jabalia na organização terrorista Hamas, que servia como infraestrutura terrorista. Em resposta, nas últimas 24 horas, os caças e aeronaves da IAF atingiram mais de 90 alvos terroristas do Hamas e da Jihad Islâmica em toda a Faixa de Gaza. Entre os alvos atingidos, estão as residências de Yahya Sinwar, presidente do Birô Político do Hamas em Gaza, e de seu irmão, Muhammad Sinwar, chefe de logística e mão de obra do Hamas, em Khan Yunis. Ambas as residências serviram como infraestrutura militar para a organização terrorista Hamas.
A infraestrutura terrorista adicional atingida inclui os escritórios de Samah Sarag, Chefe de Planejamento e Desenvolvimento do Bureau Político do Hamas, a residência de Youssef Abel-Wahab, comandante do Batalhão Hamas Zeitoun na Cidade de Gaza, e a residência de Ahmad Abd El Aal, a oficial sênior da Inteligência Militar do Hamas. Como parte da onda contínua de ataques no sistema de túneis do Hamas ‘Metro’, cerca de trinta alvos foram atacados por caças da IAF usando aproximadamente 100 armamentos guiados.
Dezenas de fábricas de armas e locais de armazenamento em Tzabrah tel Aloha, Sheik Amodan e na Cidade de Gaza também foram atingidos. Esses locais de terror estavam localizados nas residências de operativos navais e aerotransportados do Hamas, esquadrões antitanque e unidades cibernéticas ofensivas. No último dia, a IAF atingiu aproximadamente 40 locais de lançamento de foguetes direcionados ao centro e ao sul de Israel. A organização terrorista Hamas coloca deliberadamente alvos militares no centro de áreas densamente povoadas de civis na Faixa de Gaza. A IAF toma todas as precauções possíveis para evitar ferir civis inocentes durante a atividade operacional. A IAF continua a atacar alvos terroristas na Faixa de Gaza e continuará operando conforme necessário.
Sábado, 15 de maio:
IAF ataca dezenas de alvos terroristas na Faixa de Gaza durante a noite a IAF atingiu dezenas de alvos terroristas na Faixa de Gaza. Os caças e aeronaves da IAF atingiram um grande número de locais de lançamento de foguetes e lançadores de foguetes subterrâneos, entre eles um lançador de foguetes de vários canos, de onde foram disparados foguetes contra Jerusalém no primeiro dia da Operação Guardian of the Walls (“Guardião das Muralhas”). Vários esquadrões terroristas a caminho de lançar foguetes em território israelense também foram atingidos, junto com um posto do Hamas que incluía um lançador de mísseis anti-tanque em Jabalia.
Além disso, o poço de um túnel de terror do Hamas localizado sob a praia de um hotel no norte da Faixa de Gaza foi atingido. Isso serve como um exemplo adicional de como a organização terrorista Hamas posiciona deliberadamente seus meios militares e opera em áreas civis. Além disso, apartamentos operacionais pertencentes a operativos da força naval do Hamas foram atingidos, bem como dois apartamentos pertencentes a comandantes do Hamas em Sabra Tel al-Hawa e Beit Lahiya. Todos os apartamentos serviram como infraestrutura de terror e centros de comando e controle para as hostilidades recentes.
Além disso, um grande número de locais de lançamento de foguetes e lançadores de foguetes subterrâneos foram atingidos, entre eles um lançador de foguetes de vários canos, de onde foguetes foram disparados contra Jerusalém há alguns dias. Vários esquadrões terroristas em seu caminho para lançar foguetes em território israelense também foram atingidos, junto com um posto do Hamas que incluía um lançador de mísseis anti-tanque em Jabalia.
Além disso, escritórios operacionais pertencentes ao chefe das Forças de Segurança do Hamas em Rimal, que serviam como infraestrutura de terrorismo, foram atingidos, bem como vários depósitos de armazenamento de armas importantes pertencentes a organizações terroristas na Faixa de Gaza. Nesses armazéns, havia parapentes destinados à infiltração aérea em território israelense e o equipamento da força aérea do Hamas estava armazenado.
A IAF opera para frustrar as capacidades do inimigo e qualquer tentativa de prejudicar civis e instituições israelenses.
Originally tweeted by Israeli Air Force (@IAFsite) on 15 de May de 2021.
Atualizações recentes:
20:52 – As IDF atacam as casas dos comandantes da Brigada de Acampamentos Centrais do Hamas e do Batalhão ‘Karrara’ do Hamas, ambos servindo como infraestrutura militar do Hamas – o Comandante do Batalhão de ‘Karrara’ do Hamas em Khan Yunis, e da casa de Azi Tama’a, comandante da Brigada de ‘Campos Centrais’ do Hamas em Deir al-Balah. Ambas as casas serviram como infraestrutura militar para a organização terrorista Hamas. Os danos a essas infraestruturas representaram um golpe nas capacidades militares da organização terrorista Hamas.
17:06 – As IDF impediu a tentativa de lançamento de drone armado com explosivos
Pouco tempo atrás, as IDF frustraram uma tentativa de terroristas do Hamas na Cidade de Gaza de lançar um drone armado com explosivos contra Israel. Como resultado da queda do drone, o drone caiu sobre o pelotão de lançamento e matou dois operativos.
16:13 – Caças da IAF atingiram um prédio de vários andares que continha ativos militares pertencentes aos escritórios de inteligência da organização terrorista Hamas. O prédio continha escritórios de mídia civil, nos quais a organização terrorista Hamas se esconde e usa como escudos humanos. A organização terrorista Hamas coloca deliberadamente alvos militares no centro de áreas densamente povoadas de civis na Faixa de Gaza. Antes do ataque, a IAF avisou com antecedência os civis no prédio e deu tempo suficiente para que evacuassem o local.
12:11 – Desde o início da operação “Guardiões das Muralhas”, cerca de 2300 foguetes foram disparados da Faixa de Gaza em território israelense, dos quais aproximadamente 380 lançamentos fracassados caíram na Faixa de Gaza. O Sistema de Defesa Aérea Iron Dome interceptou aproximadamente 1000 foguetes.
12:05 – Há pouco tempo, o Sistema de Defesa Aérea Iron Dome interceptou um UAV explosivo que cruzou da Faixa de Gaza para o território israelense.
Rastreamos o UAV até sua interceptação.
5:59 – Durante a noite, um caça a jato da IAF atingiu um site de inteligência militar pertencente à organização terrorista Hamas, localizado no norte da Faixa de Gaza.
04:54 – Nas últimas horas, aeronaves da IAF atingiram vários locais de lançamento de foguetes superfície a superfície e dois esquadrões terroristas na Faixa de Gaza, pertencentes à organização terrorista Hamas. Os ataques foram conduzidos com um uso rápido e coordenado de capacidades de fogo e inteligência precisa pela Divisão de Gaza.
04:36 – Uma aeronave da IAF atingiu vários locais de lançamento de foguetes pertencentes à organização terrorista Hamas em Khan Yunis e na Cidade de Gaza.
02:30 – Os caças e aeronaves da IAF atingiram vários locais de lançamento subterrâneos e locais de lançamento de foguetes localizados no norte da Faixa de Gaza, pertencentes à organização terrorista Hamas.
01:11 – Os caças e aeronaves da IAF atingiram três locais de lançamento subterrâneos, pertencentes à organização terrorista Hamas, localizada no norte da Faixa de Gaza.
00:26 – Uma aeronave da IAF atingiu o escritório operacional do Chefe das Forças de Segurança do Hamas, Tawfiq Abu Naim, em Rimal, que era usado como comando e controle de infraestrutura militar.
23:59 – Hoje cedo, um caça a jato da IAF e uma aeronave atingiram dois apartamentos que serviam como depósitos de armazenamento de armas para a organização terrorista Hamas. Os armazéns atingidos ficavam na residência dos operativos da força naval do Hamas, Muhammad Abu Shala e Fares Abu Shukran.
22:45 – Hoje cedo, helicópteros de ataque da IAF atingiram vários postos de observação em terra e no mar no sul da Faixa de Gaza pertencentes à organização terrorista Hamas.
22:36 – uma aeronave da IAF neutralizou um mísseis anti-tanque da Jihad Islâmica, em Rafah.
22:11 – Uma aeronave da IAF atingiu um local de lançamento de foguete superfície a superfície pertencente à organização terrorista Hamas no norte da Faixa de Gaza.
21:57 – A Unidade Maglan e uma aeronave da IAF atingiram e neutralizaram um esquadrão de mísseis Antitanque e dois locais de lançamento de mísseis Antitanque pertencentes à organização terrorista Hamas em Shejaiya, com um uso rápido e coordenado de capacidades de inteligência e força por parte de Gaza Divisão.
21:10 – A partir das 19:00, desde o início da operação “Guardiões das Muralhas”, mais de 2.000 foguetes foram disparados da Faixa de Gaza para o território israelense, dos quais aproximadamente 350 lançamentos fracassados caíram na Faixa de Gaza. O Sistema de Defesa Aérea Iron Dome interceptou cerca de 1000 foguetes.
20:15 – Há pouco tempo, caças e helicópteros de ataque da IAF atingiram as casas de três operativos pertencentes à organização terrorista Hamas, usada como infraestrutura terrorista e depósitos de armas. Detalhes dos agentes:
1 . Zakaria Zarnadh- Comandante da Companhia Jabalia ocidental. Sua casa, localizada no norte da Faixa de Gaza, foi usada para infraestrutura terrorista e armazenamento militar.
2 . Shadi ‘Abd al-Hadi-an, agente do grupo de parapente do Hamas. Sua casa, localizada no centro da Faixa de Gaza, continha equipamentos militares da unidade de parapente.
3 . Osama Shehadeh – um alto funcionário do Hamas que escondeu a infraestrutura militar em seu apartamento no norte da Faixa de Gaza.
Sexta-feira, 14 de maio:
23:59 – Hoje cedo, um caça a jato da IAF e uma aeronave atingiram dois apartamentos que serviam como depósitos de armazenamento de armas para a organização terrorista Hamas. Os armazéns atingidos ficavam na residência dos operativos da força naval do Hamas, Muhammad Abu Shala e Fares Abu Shukran.
22:45 – Hoje cedo, helicópteros de ataque da IAF atingiram vários postos de observação em terra e no mar no sul da Faixa de Gaza pertencentes à organização terrorista Hamas.
22:36 – Uma aeronave da IAF neutralizou um mísseis anti-tanque da Jihad Islâmica, em Rafah.
22:11 – Uma aeronave da IAF atingiu um local de lançamento de foguete superfície a superfície pertencente à organização terrorista Hamas no norte da Faixa de Gaza.
21:57 – A Unidade Maglan e a aeronave da IAF atingiram e neutralizaram um esquadrão de mísseis Antitanque e dois locais de lançamento de mísseis Antitanque pertencentes à organização terrorista Hamas em Shejaiya, com um uso rápido e coordenado de capacidades de inteligência e força por parte de Gaza Divisão.
21:10 – Desde o início da operação “Guardiões das Muralhas”, mais de 2.000 foguetes foram disparados da Faixa de Gaza para o território israelense, dos quais aproximadamente 350 lançamentos fracassados caíram na Faixa de Gaza. O Sistema de Defesa Aérea Iron Dome interceptou cerca de 1000 foguetes
20:02 – Os caças da IAF atingiram um prédio de vários andares no norte da Faixa de Gaza, que continha uma filial de um banco do Hamas. O ataque foi um golpe significativo para a administração financeira do Hamas, já que esse ramo foi usado para administrar o fluxo de caixa do dia-a-dia do Hamas e de seu braço militar.
19:51 – Caças da IAF atingiram um túnel no sul da Faixa de Gaza pertencente à organização terrorista Hamas, que continha servidores e equipamento militar. O poço do túnel estava localizado ao lado de um jardim de infância e uma mesquita, provando mais uma vez como a organização terrorista Hamas deliberadamente posiciona seus meios militares no coração de áreas densamente povoadas por civis. A IAF toma todas as precauções possíveis para evitar ferir civis durante suas atividades operacionais.
19:41 – Uma aeronave da IAF frustrou uma tentativa de lançamento de foguete na Faixa de Gaza ao atingir um esquadrão de lançamento de foguetes durante o lançamento.
18:30 – Uma aeronave da IAF atacou o escritório operacional do chefe das forças de segurança do Hamas em Ramel, Tawfiq Abu Naim, que serviu como infraestrutura militar para conduzir os combates.
18:02 – Caças da IAF atingiram um armazém de fabricação de armas no norte da Faixa de Gaza pertencente à organização terrorista Hamas.
17:08 – Em um esforço conjunto do IDF Computer Service Directorate, do IDF Military Intelligence Directorate e da Força Aérea Israelense, um caça a jato da IAF atingiu um local de armazenamento de equipamentos cibernéticos no norte da Faixa de Gaza pertencente ao Hamas inteligência militar.
16:25 – Uma aeronave da IAF atingiu um esquadrão adicional de mísseis anti-tanque em Shejaiya, pertencente à organização terrorista Hamas. O esquadrão foi atacado enquanto se preparava para lançar mísseis anti-tanque em território israelense. O ataque foi possível com o uso rápido de recursos de inteligência e fogo pela Divisão de Gaza, permitindo um fechamento significativo.
13:18 – Há pouco tempo, uma aeronave da IAF atingiu um esquadrão de mísseis anti-tanque em Shejaiya, pertencente à organização terrorista Hamas. O esquadrão foi atacado enquanto se preparava para lançar mísseis anti-tanque em território israelense.
13:02 – Uma aeronave da IAF atingiu um esquadrão terrorista do Hamas no norte da Faixa de Gaza. O esquadrão foi atingido enquanto se preparava para lançar foguetes em direção ao território israelense.
10:48 – Aeronaves da IAF atingiram vários postos de observação pertencentes à organização terrorista Hamas no norte e centro da Faixa de Gaza. A IAF continua a atacar alvos terroristas na Faixa de Gaza e continuará operando com força, se necessário.
10:33 – Aeronaves atingiram vários locais de lançamento subterrâneos pertencentes à organização terrorista Hamas no norte da Faixa de Gaza, bem como o local de lançamento de uma aeronave destinada ao centro de Israel.
08:25 – Durante a noite, aproximadamente 160 aeronaves IAF de 12 esquadrões atingiram mais de 150 alvos subterrâneos no norte da Faixa de Gaza. Paralelamente aos ataques da Força Aérea, forças terrestres, artilharia e tropas blindadas desdobraram-se ao longo da fronteira e dispararam centenas de projéteis de artilharia e dezenas de projéteis de tanques contra alvos na Faixa de Gaza. Durante o ataque, cujo objetivo era danificar gravemente os túneis subterrâneos estrategicamente importantes pertencentes ao Hamas, muitos quilômetros da rede de túneis foram destruídos.
06:55 – O Sistema de Defesa Aérea Iron Dome interceptou um UAV pertencente à organização terrorista Hamas que cruzou da Faixa de Gaza para o território israelense. A Força Aérea israelense monitorou o UAV até a interceptação. A IAF continua protegendo o espaço aéreo de Israel e não permitirá atividades como esta.
10:27 – Há pouco tempo, o Sistema de Defesa Aérea Iron Dome interceptou um UAV que cruzou da Faixa de Gaza para o território israelense. A Força Aérea israelense monitorou o UAV até sua interceptação.
00:19 – Tropas aéreas e terrestres da IAF estão atacando atualmente na Faixa de Gaza.
00:07 – Hoje um caça a jato da IAF e uma aeronave atingiram vários edifícios, onde armas pertencentes à organização terrorista Hamas e à Jihad Islâmica estavam armazenadas. Um dos depósitos de armas atingidos ficava na residência de um operativo da unidade naval da organização terrorista Hamas.
00:06 – Durante os últimos dias e em um ataque interdimensional, os caças da IDF atingiram a unidade cibernética da organização terrorista Hamas na Cidade de Gaza, que foi identificada por meio de operações conjuntas da Diretoria de Inteligência e da Diretoria de Defesa Cibernética.
Quinta-feira, 13 de maio :
23:37 – Caças da IAF atingiram o prédio da Sede da Segurança Interna e o armazenamento de armas pertencentes à organização terrorista Hamas. Além disso, o escritório do Chefe da Segurança Interna de Rafah e outras divisões ficavam na sede.
19:49 – IAF atingira com uso de caças F-15 e F-16 o principal local de fabricação de mísseis militares pertencentes à organização terrorista Hamas e um posto militar pertencente à força naval do Hamas também usado como local de fabricação de mísseis militares. Os dois locais atingidos estão localizados no centro da Faixa de Gaza. Além disso, as IDF atacaram outros locais ao longo da Faixa de Gaza que fabricavam de armas militares pertencentes a organizações terroristas.
18:36 – Caças da IAF atingiram um posto de lançamento de foguete de longo alcance da organização terrorista Hamas no norte da Faixa de Gaza.
18:33 – Caças da IAF atingiram o apartamento de Samer Abu-Daka, chefe da Unidade de UAV do Hamas, que era usada para planejamento militar e operação do conjunto de UAV da organização terrorista Hamas. O apartamento foi atingido anteriormente durante a operação Protective Edge.
17:47 – No início de hoje, os F-16 da IAF atingiram um complexo militar da sede da inteligência da organização terrorista Hamas. O complexo inclui o principal centro de observação militar usado pela organização terrorista Hamas. Dezenas de membros do Hamas estiveram presentes no complexo durante a greve.
17:18 – Uma aeronave da IAF atingiu um apartamento pertencente ao subcomandante das Brigadas Izz ad-Din al-Qassam da organização terrorista Hamas no norte da Faixa de Gaza. Além disso, a IAF atingiu três apartamentos, pertencentes ao comandante da companhia no regimento Sajaiya no norte da Faixa de Gaza, o comandante da companhia no regimento Shabura no norte da Faixa de Gaza e o comandante da companhia no regimento Deir al-Balah no centro Faixa de Gaza. Todos os apartamentos foram usados para o planejamento e gerenciamento dos ataques recentes da organização terrorista Hamas, enquanto alguns também foram usados para o planejamento e operação de ataques anteriores.
In addition, the IAF struck three apartments, belonging to the company commander in the Sajaiya regiment in the northern Gaza Strip, the company commander in the Shabura regiment in the northern Gaza Strip and the company commander in the Deir al-Balah regiment in the Gaza Strip.
All of the apartments were used for planning and management of the recent attacks by the Hamas terror organization, while some were also used for the planning and operation of previous attacks.
Originally tweeted by Israeli Air Force (@IAFsite) on 13 de May de 2021.
16:25 – Há pouco tempo, a IAF derrubou um UAV que cruzava da Faixa de Gaza para o território israelense. O UAV foi monitorado pelas Unidades Regionais de Controle Aéreo desde o momento da travessia até sua interceptação.
10:45 – Aeronaves da IAF atingiram escritórios de inteligência usados pela organização terrorista Hamas no bairro Rimal. Antes do ataque, as IDF avisaram com antecedência os civis no prédio e deram tempo suficiente para que evacuassem o local.
10:43 – Aeronaves da IAF atingiram escritórios de inteligência usados pela organização terrorista Hamas no bairro Rimal. Antes do ataque, as IDF avisaram com antecedência os civis no prédio e deram tempo suficiente para que evacuassem o local.
Eventos noturnos : helicópteros, caças e aeronaves de combate da IAF atingiram dezenas de alvos terroristas na Faixa de Gaza. Entre os alvos, um túnel de terror do Hamas foi atingido. O túnel faz parte do projeto do túnel da organização terrorista Hamas e está localizado embaixo de uma escola e próximo a outros edifícios civis. Segundo a inteligência de Israel, o Hamas tem colocado deliberadamente alvos militares no centro de áreas densamente povoadas de civis na Faixa de Gaza. O IDF toma todas as precauções possíveis para evitar ferir civis durante suas atividades operacionais. Além disso, vários alvos estratégicos foram atingidos, entre eles: uma série de edifícios de segurança interna do Hamas usados para contra-espionagem e, em um deles, o escritório do chefe da segurança interna do Hamas, bem como várias filiais do banco principal do Hamas no Faixa de Gaza. Durante a noite, a IAF atingiu a infraestrutura de terror na residência de Iyad Tayeb, o comandante do Batalhão de Acampamentos Centrais do Hamas. Além disso, vários terroristas pertencentes à força naval do Hamas foram eliminados, bem como dois locais de lançamento de foguetes que visavam o Estado de Israel e seus civis.
02:24 – Caças e aeronaves (Helicópteros e UAS) da IAF atingiram a infraestrutura de terror na residência de Iyad Tayeb, comandante do Batalhão de Acampamentos Centrais do Hamas.
01:54 – A IAF atingiu um prédio adicional do aparato de segurança interna do Hamas, em Khan Yunis, usado para contra-espionagem.
01:35 – Nas últimas horas, caças e aeronaves da IAF atingiram vários edifícios estrategicamente significativos pertencentes à organização terrorista Hamas, bem como um esquadrão de força naval do Hamas. Entre os edifícios atingidos estava o banco principal da organização terrorista Hamas. Além disso, a infraestrutura de contra-espionagem dentro dos edifícios do aparato de segurança interna do Hamas foi atingida. Continuamos a atacar alvos terroristas na Faixa de Gaza.
00:34 – Neste momento, aproximadamente 1.500 foguetes foram disparados da Faixa de Gaza em direção ao território israelense, dos quais aproximadamente 350 lançamentos fracassados caíram na Faixa de Gaza. O Sistema de Defesa Aérea Iron Dome interceptou centenas de foguetes.
Quarta-feira, 12 de maio:
22:15 – Caças da IAF atingiram um prédio de 14 andares no sul da Faixa de Gaza. O prédio abrigava escritórios de inteligência militar do Hamas, bem como infraestrutura usada pelas organizações terroristas para comunicar informações tático-militares. Antes do ataque, as IDF alertaram os civis no prédio e lhes deu tempo suficiente para evacuar o local.
21:51 – Uma aeronave da IAF atingiu dois lançadores de foguetes que estavam preparados para lançar foguetes imediatamente contra o território israelense.
A IAF continuará a atacar alvos terroristas na Faixa de Gaza e continuará a responder com força conforme necessário.
20:54 – Pouco tempo atrás, uma aeronave das FDI atingiu um esquadrão de terroristas da Jihad Islâmica no centro da Faixa de Gaza. O esquadrão foi atingido enquanto se preparava para lançar foguetes em território israelense.
19:04 – Uma aeronave da IAF atingiu um veículo no sul da Faixa de Gaza, com um esquadrão de terroristas da Jihad Islâmica operando mísseis anti-tanque
16:47 – Os caças da Força Aérea atacaram um prédio de 14 andares no sul da Faixa de Gaza, que abrigava os escritórios de inteligência militar de uma organização.
15:42 – Uma aeronave da IAF atingiu um veículo em que um esquadrão de terroristas do Hamas, do batalhão Shejaiya, operava mísseis antitanque.
15:36 – A IAF atacou duas fábricas de armas no norte da Faixa de Gaza. Esses locais de terrorismo estavam localizados no coração de áreas civis e eram usados para a fabricação de armas. A organização terrorista Hamas coloca deliberadamente alvos militares no centro de áreas densamente povoadas da Faixa de Gaza. O IDF tem tomado todas as precauções possíveis para mitigar os danos aos civis durante as atividades operacionais. Continuaremos a atacar alvos terroristas na Faixa de Gaza e continuaremos operando com força, se necessário.
13:54 –Uma aeronave da IAF atingiu dois esquadrões do Hamas que operavam mísseis anti-tanque. A IAF continuará a responder com força contra qualquer tentativa de ferir soldados e civis israelenses.
13:46 – Hoje cedo, uma aeronave da IAF atingiu um esquadrão de terroristas que operavam lançadores de UAV explosivos pertencentes à organização terrorista Hamas na Faixa de Gaza. O esquadrão foi atacado enquanto se preparavam para lançar o UAV em território israelense.
13:40 – A IAF atingiu um lançador de foguetes pertencente à organização terrorista Hamas, que foi direcionado para as cidades de Ashdod e Ashkelon. O lançador estava preparado para lançar imediatamente dez foguetes do norte da Faixa de Gaza. Continuaremos a impedir esquadrões terroristas e lançamentos de foguetes. O público deve permanecer atento às instruções do IDF.
10:02 – A IAF atingiu a casa de um membro do alto escalão da organização terrorista Hamas, Salih Dahman, que era usada para armazenar armas para o Hamas.
08:30 – O Sistema de Defesa Aérea Iron Dome interceptou um UAV do Hamas que cruzou da Faixa de Gaza para o território israelense.
07:02 – Uma aeronave da IAF atingiu um esquadrão de terroristas que operavam lançadores de UAV explosivos pertencentes à organização terrorista Hamas na Faixa de Gaza. O esquadrão foi atacado enquanto se preparavam para lançar o UAV em território israelense.
06:10 – A IAF completou recentemente uma onda de ataques, atingindo as casas, que pertenciam a agentes de alto escalão da organização terrorista Hamas e serviam como infraestrutura terrorista. Há pouco tempo, as casas do comandante da Brigada da Cidade de Gaza, Basa Misa, do comandante da Brigada Khan Yunis, Rafah Salameh, e do chefe do Aparelho de Inteligência Militar, Muhammad Yizuri, que servia como infraestrutura terrorista, foram atingidas.
05:23 – A IAF e a ISA frustraram operativos de alto escalão no aparato de inteligência da organização terrorista Hamas. Há cerca de duas horas, os caças da IAF, em coordenação com o ISA, atingiram um prédio no qual estavam presentes agentes do aparato de inteligência militar da organização terrorista Hamas, frustrando-os, incluindo Hassan Kaogi, o chefe do Departamento de Segurança da Inteligência Militar do Hamas e seu deputado Wail Issa, chefe do Departamento de Inteligência Militar contra a Espionagem, irmão de Marwan Issa, subcomandante da organização terrorista Hamas.
A short while ago, IAF fighter jets struck a multi-story building in the Rimal neighborhood, in the city of Gaza, used by the Hamas terror organization.
04:32 – uma aeronave da IAF frustrou dois agentes terroristas do Hamas que estavam disparando foguetes contra o território israelense.
04:26 – Os caças da IAF atingiram um prédio usado pela organização terrorista Hamas no bairro Rimal. O prédio continha quartéis-generais pertencentes à unidade de inteligência da organização terrorista Hamas, quartéis-generais do Hamas Judea e Samaria, Departamento de Relações Públicas e Brigada de Gaza. Antes do ataque, o IDF avisou com antecedência os civis no prédio e deu tempo suficiente para que evacuassem o local.
03:23 – Nas últimas horas, a IAF atingiu vários alvos e agentes terroristas significativos em toda a Faixa de Gaza. As greves continuam neste momento.
Terça-feira, 11 de maio:
23:15 – Os caças da IAF atingiram um prédio de vários andares no bairro Rimal, na cidade de Gaza, usado pela organização terrorista Hamas. Dentro do prédio havia várias unidades militares usadas pelo Hamas, incluindo quartéis-generais usados para pesquisa e desenvolvimento militar, escritórios de inteligência militar e muito mais.
Antes do ataque, o IDF avisou com antecedência os civis no prédio e deu tempo suficiente para que evacuassem o local.
19:35 – Até este momento, aproximadamente 480 foguetes foram disparados da Faixa de Gaza contra o território israelense, e aproximadamente 150 foguetes foram disparados contra o território israelense e explodiram dentro da Faixa de Gaza. O Sistema de Defesa Aérea Iron Dome interceptou 200 deles.
18:30 – Uma aeronave da IAF matou o comandante da unidade de mísseis antitanque do Hamas, Iyad Fathi Faik Sharir. Ele estava encarregado de realizar ataques com mísseis anti-tanque contra Israel.
15:44 – Em uma operação conjunta do IDF e do ISA: foi realizado um ataque visando o esconderijo de membros da unidade de foguetes da PIJ, matando o chefe da unidade especial de foguetes da PIJ, Samah Abed Al-Mamluk e outros membros seniores.
7:39 – Durante a noite, a IAF atingiu mais de 130 alvos terroristas na Faixa de Gaza pertencentes às organizações terroristas Hamas e Jihad Islâmica, incluindo a casa de um comandante de batalhão do Hamas, locais de fabricação de armas e instalações militares. Os ataques foram realizados em resposta ao contínuo lançamento de foguetes contra o território israelense.
Segunda-feira, 10 de maio:
23:22 – Neste momento, aproximadamente 150 foguetes foram disparados da Faixa de Gaza para o território israelense, dezenas dos quais foram interceptados pelo Sistema de Defesa Aérea Iron Dome.
23:10 – A IAF ataca alvos terroristas adicionais na Faixa de Gaza.
22:41 – Há pouco tempo, caças IDF atingiram um túnel terrorista ofensivo pertencente à organização terrorista Hamas na Faixa de Gaza.
21:42 – Em resposta ao contínuo lançamento de foguetes da Faixa de Gaza para o território israelense, nas últimas horas, a IAF atingiu vários alvos terroristas pertencentes à organização terrorista Hamas na Faixa de Gaza.
Entre os alvos estão dois lançadores de foguetes, dois postos militares e oito terroristas pertencentes à organização terrorista Hamas na Faixa de Gaza.
20:11 – Uma aeronave da IAF atingiu três agentes terroristas do Hamas na Faixa de Gaza.
18:27 – Seguindo o relatório anterior sobre sirenes tocadas nas cidades de Beit Shemesh e Jerusalém, sete foguetes foram disparados da Faixa de Gaza em território israelense. Um dos foguetes foi interceptado pelo sistema de defesa aérea Iron Dome.
@CAS