• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Operação Catrimani inicia 2026 com destruição de pistas clandestinas e prisão de suspeitos

14 de janeiro de 2026
Operação Catrimani inicia 2026 com destruição de pistas clandestinas e prisão de suspeitos. Foto: EB.
Operação Catrimani inicia 2026 com destruição de pistas clandestinas e prisão de suspeitos. Foto: EB.

Operação Catrimani inicia 2026 com destruição de pistas clandestinas e prisão de suspeitos. O Comando Operacional Conjunto Catrimani II iniciou o ano de 2026 intensificando o combate ao garimpo ilegal, com a ação de interdição de uma pista de pouso ilegal e a prisão de dois suspeitos na terra indígena Yanomami, em Roraima.

Demonstrando elevado grau de interoperabilidade e disponibilidade permanente, no dia 1º de janeiro de 2026, um helicóptero H-60L Black Hawk, da Força Aérea Brasileira foi empregado para infiltrar e exfiltrar materiais e especialistas de Engenharia do Exército Brasileiro (EB).

A pista de pouso clandestina estava sendo utilizada por aviões de pequeno porte e helicópteros para o transporte de insumos destinados à mineração ilegal. A destruição da pista tem o objetivo de realizar a desintrusão do garimpo ilegal e proteger os recursos naturais.

A pista clandestina estava sendo usada em apoio logístico ao garimpo ilegal na região. Foto: EB.
A pista clandestina estava sendo usada em apoio logístico ao garimpo ilegal na região. Foto: EB.

Além da interdição, os militares realizaram vasculhamento da área, inutilizando instalações associadas ao garimpo. A região onde ocorreu a operação é de difícil acesso. Sendo assim, o estratégico emprego de tropa e o reconhecimento aéreo de pontos de interesse possibilitaram avaliar vias de acesso, viabilizando condições para atuações futuras.

Prisão de suspeitos

No dia 2 de janeiro, o Comando Operacional Conjunto Catrimani II realizou uma patrulha fluvial na região dos garimpos “Barão” e “Ouromil”. A ação resultou na prisão de dois suspeitos e na identificação de indícios de garimpo ilegal na área. Os suspeitos foram conduzidos até Boa Vista (RR).

Durante o vasculhamento, os militares localizaram ferramentas utilizadas na extração de minérios. Em um dos pontos, foi encontrada uma estrutura de acampamento, uma embarcação, um motor e duas resumidoras, utilizadas para separar o ouro de detritos. Todo o material utilizado no garimpo foi inutilizado.

Um helicóptero H-60L Black Hawk da FAB foi empregado para infiltrar e exfiltrar materiais e especialistas do Exército Brasileiro. Foto ilustrativa: FAB.
Um helicóptero H-60L Black Hawk da FAB foi empregado para infiltrar e exfiltrar materiais e especialistas do Exército Brasileiro. Foto ilustrativa: FAB.

As patrulhas fluviais têm papel determinante na desarticulação do garimpo ilegal na terra Yanomami por meio da Operação Catrimani II. A estratégia foca no patrulhamento intensivo de igarapés e áreas marginais, garantindo o controle das calhas dos rios e a interrupção das atividades ilícitas.

Desde o início da Operação Catrimani II, em abril de 2024, tropas do Comando Operacional Conjunto realizam patrulhas nos rios Uraricoera e Mucajaí. A ação monitora áreas de selva fechada, e intercepta o garimpo ilegal onde ele está mais presente: nas proximidades dos rios.

Esse tipo de ação contínua é fundamental para desencorajar o retorno de garimpeiros, manter a pressão dissuasória sobre rotas logísticas ilegais e consolidar o controle territorial, ampliando a proteção às comunidades indígenas e contribuindo para a preservação ambiental.

Operação Catrimani II

A Operação Catrimani II é uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo no Estado de Roraima, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 5.831, de 20 de dezembro de 2024, que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais na terra indígena Yanomami.
Texto e fotos: Comando Operacional Conjunto Catrimani II

Fonte: Exército Brasileiro

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login