

Operação Atlas 2025: FAB emprega C-105 Amazonas para salto de paraquedistas. A Força Aérea Brasileira (FAB) cumpriu mais uma missão na Operação Atlas 2025. Um C-105 Amazonas do 1º/9º Grupo de Aviação ” Esquadrão Arara”, sediado na Base Aérea de Manaus (AM), foi empregado no lançamento de tropas paraquedistas da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro, sediada no Rio de Janeiro (RJ).
Nesta fase, sendo mais uma oportunidade de desenvolvimento da interoperabilidade das Forças Armadas, o lançamento de paraquedistas foi conduzido pela Força Aérea Componente (FAC) em missão de adestramento avançado com a Força Terrestre Componente (FTC) para infiltração de tropas, com marcha para o combate e conquista do terreno planejado.

O C-105 Amazonas desempenha um papel fundamental nesse exercício, graças à sua capacidade de pronto emprego e versatilidade. Como uma das únicas aeronaves capaz de realizar esse tipo de operação na Região Norte, o C-105 foi acionado para levar cerca de 100 paraquedistas do Exército nessa atividade de Assalto Aeroterrestre, em duas decolagens.
“A Ação de Força Aérea de Assalto Aeroterrestre gera um relevante ganho operacional ao Esquadrão Arara. A interoperabilidade, com o Exército Brasileiro na Operação Atlas, é fundamental para garantir a eficácia das operações e demonstrar a capacidade das Forças Armadas em realizar missões de natureza complexa”, explicou o comandante da aeronave, Major Aviador Maurício Siqueira do Espírito Santo.
Antes do salto, militares do Batalhão de Precursores fazem a análise das condições de vento e comunicação com a tropa que se prepara para infiltrar na área de lançamento. Esse trabalho é fundamental para garantir a segurança e a precisão no momento do salto dos demais militares

Na sequência, os militares paraquedistas realizam o assalto aeroterrestre, reorganizando-se rapidamente após o pouso para conduzir uma marcha para o combate e conquistar a posição designada. Essa etapa simula uma ação real de ocupação de terreno em área de interesse estratégico, como é a Amazônia brasileira.
Com técnica e precisão, o exercício mostra a capacidade conjunta e integrada das Forças Armadas, em qualquer parte do território nacional, com foco na defesa da soberania e na proteção da Amazônia.
A Operação Atlas é o maior exercício das Forças Armadas realizado em 2025, sob coordenação do Ministério da Defesa, que promove um esforço integrado para capacitar e aprimorar a prontidão operacional para enfrentar os maiores desafios impostos por áreas estratégicas.
Fonte: FAB
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO