

Omã deve transferir para Índia todos seus SEPECAT Jaguar aposentados. A Força Aérea Real de Omã (RAFO) irá transferir para a Índia, seus antigos caças-bombardeiros SEPECAT Jaguar. As aeronaves aposentadas, serão desmontadas e utilizadas como fornecedoras de peças de reposição para a frota indiana.
São 27 aeronaves (20 Jaguar SO1 monopostos, cinco B02 bipostos e dois GR1) recebidos por Omã a partir de março de 1977. Os últimos quatro Jaguars da RAFO foram oficialmente aposentados em 06 de agosto de 2014.
Analistas sugerem que Omã não teria duas dezenas de fuselagens de Jaguares para transferir aos indianos, uma vez que durante o período operacional 13 aeronaves foram perdidas ou danificadas em acidentes e incidentes (ao menos seis foram totalmente destruídos). Desta forma, a referência a “mais de 20 aeronaves” poderia indicar uma quantidade equivalente de peças sobressalentes e motores.
Entre 2018 e 2019, a Força Aérea Indiana (IAF) recebeu em doação, 31 fuselagens e peças sobressalentes dos Jaguares desativados pela França. Com a produção encerrada há muito tempo e as peças de reposição cada vez mais caras, esses acordos ajudam a Índia a captar no mercado componentes mais baratos para manter a sua frota de Jaguar.
A IAF atualmente opera seis esquadrões de Jaguar, com 18 a 20 aeronaves cada:
Base Aérea de Ambala (7ª Ala): 5º Esquadrão “Tuskers” e 14º Sq “Bulls“
Base Aérea de Gorakhpur (127ª Ala): 16º Sq “Black Cobras” e 27º Sq “Flaming Arrows”
Base Aérea de Jamnagar (33ª Ala): 6º Sq “Dragons”‘ e 224º Sq “Warlords”
Fonte: Scramble
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO