Oito Mi-28NE para Bangladesh (Foto: MD Rússia). A Bangladesh Biman Bahini – BAF (Força Aérea de Bangladesh) receberá oito helicópteros de ataque Mil Mi-28NE Night Hunter (OTAN – “Havoc”). O orçamento de US$480 milhões para esta aquisição foi aprovado pelo Departamento de Finanças do país no no final de 2021. As entregas estão programadas para os anos fiscais 2022 e 2023.
O Mil Mi-28 é um helicóptero russo de ataque anti-tanque biplace, para todas as condições meteorológicas, diurnas e noturnas. Na prática ele é a versão russa do helicóptero de ataque Boeing AH-64 Apace. O Mi-28 carrega um canhão de 30 mm (Shipunov 2A42 com 250 cartuchos), além de diversas cargas externas carregadas sob as asas laterais.
A versão de exportação, o Mi-28NE, já está em serviço na Força Aérea Iraquiana e na Força Aérea da Argélia. Anteriormente, foi relatado que Bangladesh escolheu o Boeing AH-64E Apache como o novo helicóptero de ataque do país. Em janeiro de 2020, a Boeing confirmou que o helicóptero de ataque havia sido selecionado. No entanto, o fechamento do negócio ficou adormecido desde então, provavelmente face aos custos de aquisição e operação do helicóptero, que sabidamente são muito altos.
@CAS