Oficial da RAF voa em um Northrop Grumman B-2A Spirit. O Chefe Adjunto do Estado-Maior de Defesa (Operations & Commitments), o Air Vice-Marshal (AVM) da Royal Air Force (RAF) Allan Marshall, juntou-se à tripulação de um bombardeiro Northrop Grumman B-2A Spirit da USAF para um voo de familiarização na Whiteman AFB, Missouri, neste mês de setembro.
O voo fez parte de uma visita que o AVM Marshall está realizando para obter uma melhor compreensão do papel do Comando Estratégico dos EUA e das capacidades do bombardeiro stealth B-2 para penetrar nas defesas mais sofisticadas do adversário. Durante a visita, o AVM foi recebido pelo Coronel Keith Butler da USAF, comandante do 509th Bomb Wing.
O AVM Marshall disse: “Foi um privilégio experimentar, em primeira mão, a impressionante capacidade do Bombardeiro B-2 e conhecer o pessoal altamente profissional dos EUA que garante a prontidão da aeronave e do Comando de Ataque Global, em geral. A visita proporcionou uma oportunidade para aumentar a minha compreensão de como o B-2 e outras capacidades do Comando de Ataque Global da USAF cumprem a Missão do Comando Estratégico dos EUA e para reforçar os laços entre o Comando Estratégico dos EUA e o Ministério da Defesa”.
Durante a visita a AVM Marshall também teve a oportunidade de conhecer o Major General Jason Armagost USAF, comandante da 8th Air Force da USAF, que foi originalmente formada como United States Army Air Force 8th Air Force durante a Segunda Guerra Mundial.
A 8th AF da USAAF foi então baseado no Reino Unido para conduzir a campanha estratégica de bombardeio diurno da Alemanha, enquanto o Comando de Bombardeiros da RAF realizava o bombardeio noturno 24 horas por dia.
O Coronel Butler disse: “Foi uma honra para a Equipe Whiteman receber o AVM Marshall e demonstrar as capacidades do primeiro bombardeiro stealth do mundo. O Reino Unido e a RAF têm sido parceiros estratégicos importantes e aliados leais dos EUA durante muitos anos, tendo mesmo acolhido missões da Força-Tarefa de Bombardeiros no passado. Esta visita fortalece a nossa parceria e promove o nosso objetivo mútuo de dissuasão estratégica”.
@CAS