Oficiais participam de palestra com Comandante da Aeronáutica. Voltado às Velhas Águias, grupo de militares da reserva da região de Brasília (DF), aconteceu na terça-feira (05/10), no Clube de Oficiais da Aeronáutica, um dos eventos relativos ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), que será celebrado em 23 de outubro. A palestra, que contou com a presença de 96 Oficiais, foi ministrada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, teve como tema central a atual conjuntura da FAB.
Participaram da palestra ex-Comandantes da Aeronáutica, Tenente- Brigadeiro do Ar Juniti Saito, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato e Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; além dos Ministros do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino e Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica; Oficiais-Generais da Aeronáutica; Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Aeronáutica.
O Tenente-Brigadeiro Baptista Junior enfatizou em sua palestra, acerca da atual conjuntura da FAB, abordando aspectos como responsabilidades e desafios, compromissos com a continuidade, cenário em constante mudança e da Diretriz de Comando. “Juntamente com o cargo, com aquele bastão de Comando, eu assumi a missão de continuar essa marcha em direção a uma Força Aérea respeitada, dissuasória e profissional. Um desafio que não é só meu, que continua sendo do Brasil, do Ministério da Defesa, do povo brasileiro e de cada homem e mulher que integram a nossa Força Aérea”, destaca o Oficial-General.
Para o Comandante da Aeronáutica, no período de 2015 a 2019, Tenente-Brigadeiro Rossato, o momento é de extrema importância. “Este encontro é a continuidade do que os veteranos, os Velhas Águias, fizeram durante suas permanências dentro da Força Aérea. E é bonito e bom ver que a Força Aérea tem continuidade e que os projetos estão focados na parte operacional, em uma melhoria contínua da gestão, sempre visando atender a nossa missão principal, que é defender a soberania nacional”, ressalta.
O Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, comentou sobre o evento. “A apresentação mostrou o que a Força Aérea é hoje, projetando seus planos para o futuro e enaltecendo o trabalho de todos que fazem parte dela”, finaliza.
Também aconteceu, na manhã da quarta-feira (06/10), uma palestra do Comandante da Aeronáutica na Universidade da Força Aérea Brasileira (UNIFA), localizada no Rio de Janeiro (RJ). O Tenente-Brigadeiro Baptista Junior fez mais uma apresentação para os Oficiais da Velha Guarda, militares veteranos da FAB. O evento reuniu cerca de 85 militares, dentre eles, o Comandante da Aeronáutica no período de 1999 a 2003, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista.
Também prestigiaram a palestra o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini; o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara; Comandante de Operações Aeroespaciais e Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida; Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; dentre outros Oficiais-Generais, Comandantes e Chefes de Organizações Militares da FAB.
As palestras do Comandante da Aeronáutica para os militares da reserva acontecem desde 2010.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO