Oficiais do COTER visitam 1º/12º GAV “Esquadrão Hórus” da FAB. O Comando de Operações Terrestres (COTER) do Exército Brasileiro, por intermédio da Chefia de Missões de Paz, Aviação/IGPM, visitou no dia 07 de dezembro, o 1º/12º Grupo de Aviação “Esquadrão Hórus”, da Força Aérea Brasileira (FAB).
Sediado na Base Aérea de Santa Maria (RS), o 1º/12º GAV “Esquadrão Hórus” é a primeiro e única unidade da FAB a empregar exclusivamente Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP), uma tecnologia nova que ainda apresenta amplo campo para desenvolvimento e aplicabilidade.
A comitiva foi composta pelo General de Divisão Ricardo José Nigri, Chefe de Missões de Paz, Aviação/Inspetor-Geral das Polícias Militares, pelo Coronel PTTC Antonio Ruy Costa Junior, Assessor SARP, e por dois integrantes do Comando de Aviação do Exército (CAvEx), o Coronel José Antonio Sardjian Junior, ChEM, e o Tenente-Coronel Luiz Ângelo Pelinisari Camilo, Oficial de Doutrina.
A Força Terrestre do Exército Brasileiro se encontra na fase de recebimento de 35 Sistemas Aéreos Remotamente Pilotados (SARP), Categoria 0 (ou Catg 0), Catg 1 e Catg 2. O objetivo da visita ao 1º/12º GAV teve como objetivo conhecer a estrutura organizacional e as lições aprendidas na fase de implantação daquela Unidade, além das suas características operacionais dos seus SARPS, o Hermes RQ-450 (Catg 3) e o Hermes RQ-900 (Catg 4).
Fonte: Exército Brasileiro
@FFO