No dia 24 de junho de 2020 foi apresentado de forma oficial em Brize Norton sede do RAF No 10 Sqn, o Airbus A330 MRTT Voyager KC.3 RAF ZZ336 configurado como nova aeronave VIP do Governo Britânico, destinado a transportar além da Família Real, o Primeiro Ministro e outras autoridades em missão oficial. O governo britânico tomou a decisão de repintar a aeronave, que anteriormente usava o esquema cinza de baixa visibilidade – padrão encontrado nos demais Voyagers da Força Aérea Britânica, para ajudar a promover melhor a marca nacional do país. Segundo o governo, a nova pintura oferece uma aparência mais alinhada com a das aeronaves VIP de outros países.
O bimotor da Airbus recebeu uma vistosa e bela pintura em alta visibilidade, com destaque para a bandeira do Reino Unido aplicada em toda à deriva. A RAF mantinha na sua frota o KC.3 ZZ337 como aeronave VIP, que agora deixa de ter esta missão, que será integralmente assumida pelo ZZ336, que, no entanto, manterá a capacidade de reabastecimento em voo quando não estiver a serviço do governo.
O trabalho de repintura foi realizado em 14 dias no aeroporto de Cambrige pela Marshall Aerospace and Defense Group e custou £900.000 (US$ 1,1 milhão). O valor do serviço está causando “ruído” e recebeu críticas significativas, ainda mais em tempos de pandemia de coronavírus, Brexit e a atual crise financeira do UK. Para a imprensa local – que apelidou a aeronave “Boris One”, não está clara a sua necessidade e se esta foi autorizada pelo Primeiro Ministro Boris Jonhson ou se já estava em andamento antes de sua posse em 2019 – uma vez que estava prevista na revisão no SDSR 2015 (Strategic Defence and Security Review – SDSR 2015).
Também não está claro se o preço da repintura está coberto nos termos do acordo existente entre o Ministério da Defesa do Reino Unido e a Air Tanker ou se sairá dos cofres públicos. Vale lembrar que dos 14 Airbus A330 MRTT da Air Tanker, 9 estão alugados para a RAF, entre eles o ZZ336. Além da pintura, a aeronave recebeu uma configuração VIP que consiste em uma suíte executiva de primeira classe, conhecida como cabine A, bem como 58 assentos de classe executiva no estilo de uma companhia aérea nas demais áreas da cabine.
“O Projeto criou e aprovou um esboço, antes de ser modificado para atender às necessidades comerciais, legais, operacionais e de design”, diz o comunicado à imprensa feito pela RAF”.