O último lote de jatos Rafale para a Índia. O lote final de três caças Dassault Rafale, que irá concluir a compra inicial de 36 aeronaves, está programado para chegar à Índia na próxima semana. Em paralelo, está sendo feito o trabalho de atualização de todos os Rafales DH/EH em serviço na Indian Air Foce (IAF), para a configuração “padrão indiano”, que incorpora os 13 ISE ou Indian Specification Enhancements (Aprimoramento das Especificações indianas).
O voo dos três caças de quase 8.000 km, será direto entre a BA106 Bordeaux/Mérignac (LFBD) e Jamnagar AFS (VAJM), com o apoio de reabastecimento em voo feito por dois A330 MRTT, um da França e dos Emirados Árabes Unidos (EAU).
O primeiro Rafale para a Índia – RB008, fez seu voo inaugural em 30 de outubro de 2018 na França. Foi nesta aeronave que todos os 13 ISE foram incorporados, testados e certificados. Os funcionários destacaram que as aeronaves “padrão indiano” são as mais avançadas entre todos os Rafales do mundo. O Rafale DH IAF RB008 será, por hora, o único Rafale a permanecer em solo Francês, após o translado dos outros três.
“Todos os ISE foram qualificados e certificados. A integração do ISE está em andamento em todas as aeronaves no momento na Índia”, disse um funcionário da Dassault.
Como o jornal The Hindu já relatou, os ISE não estão presentes em Rafales operados por outros países e referem-se a melhorias no radar, no HMD, na capacidade de operar a partir de aeródromos de alta altitude, no Infrared Search and Track (IRST) e no sistema de guerra eletrônica (EW). Enquanto alguns dos ISE foram incorporados a fabricação das aeronaves dos lotes finais, o restante está incorporado as mehorias pós-certificação na Índia.
A Índia assinou em 2016 um acordo com a França de US$ 8,8 bilhões para a compra de 36 jatos de combate Rafale, para compor dois esquadrões de caça de primeira linha da Indian Air Force (IAF), sendo 28 Rafale EH (monoplace) e oito na versão Rafale DH (biplace).
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