• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

O último Airbus A400M Atlas da RAF

24 de maio de 2023
O último Airbus A400M Atlas da RAF, o ZM421, visto na rampa da base de Brize Norton em 22 de maio, logo após chegar (Foto: RAF).
O último Airbus A400M Atlas da RAF, o ZM421, visto na rampa da base de Brize Norton em 22 de maio, logo após chegar (Foto: RAF).

O último Airbus A400M Atlas da RAF. A subsidiária do Ministério da Defesa do Reino Unido (UK MoD) — Defense Equipment and Support (DE&S), entregou a 22ª e última aeronave de transporte Airbus A400M Atlas para a Royal Air Force (RAF), onde é designado Atlas C1.

A chegada da aeronave à RAF Brize Norton, em Oxfordshire, no último dia 22 de maio, marca o fim do pedido original do Reino Unido de 22 aeronaves à Airbus. O Atlas C1 RAF ZM421 foi entregue em Sevilha, Espanha, na planta da Airbus que realiza a montagem final de todos os A400M. As 22 aeronaves Atlas substituíram os Lockheed Martin C-130J, cuja RAF deve desativar seu último exemplar em junho deste ano. O UK MoD do Reino Unido retirou 14 C-130J de serviço, a maioria vendida para operadores estrangeiros, visando economizar recursos e priorizar a nova frota de Atlas C1.

O último Airbus A400M Atlas da RAF (Foto: DE&S).
O último Airbus A400M Atlas da RAF. O ZM421 na entrega em Sevilha (Foto: DE&S).

O MoD enfrentou desafios no processo de aquisição, que o National Audit Office (NAO) delineou em um relatório publicado em novembro do ano passado. O relatório detalhou preocupações de que o MoD não poderia operar mais que 22 unidades devido a custos. “Uma opção de compra de aeronaves A400M adicionais foi avaliada como inacessível. O Comando Aéreo está desenvolvendo uma opção acessível para melhorar a disponibilidade do A400M”.

O último Airbus A400M Atlas da RAF. Tripulação da RAF que trouxe o ZM421 deste a Espanha para o UK vista em Brize Norton (Foto: RAF).
O último Airbus A400M Atlas da RAF. Tripulação da RAF que trouxe o ZM421 deste a Espanha para o UK vista em Brize Norton (Foto: RAF).

A aeronave turboélice de quatro motores pode transportar 37 toneladas de carga em velocidade superior a 2.000 milhas náuticas. Seu desempenho de campo curto permite que ele opere a partir de tiras curtas não preparadas e semipreparadas, tudo alcançável com o uso de óculos de visão noturna.

O último Airbus A400M Atlas da RAF. O ZM421 no pouso em Brize Norton (Foto: RAF).
O último Airbus A400M Atlas da RAF. O ZM421 no pouso em Brize Norton (Foto: RAF).

A frota de Atlas C1 da RAF é matriculada de ZM400 a ZM421 e opera concentrada num pool de unidades, os esquadrões 24, 30 e 70, todos sediados na RAF Brize Norton. O desenvolvimento da plataforma da RAF continuará com a aeronave passando por um programa de adaptação para alcançar uma configuração operacional com semelhança significativa com a dos outros operadores do A400M na França, Alemanha, Espanha, Turquia, Benelux e Malásia. Paralelamente, sua capacidade tática continuará a se expandir, incluindo toda a gama de apoio às forças aerotransportadas do Reino Unido.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login