O terceiro porta-aviões da Marinha Chinesa iniciou os testes no mar. O mais novo porta-aviões da Marinha Chinesa (PLAN), o Fujian (18), partiu do estaleiro Jiangnan, em Xangai, ontem (01/05) para dar início aos testes no mar. Com 80 mil toneladas de deslocamento, o Fujian é o primeiro porta-aviões chinês equipado com avançado sistema de catapulta eletromagnéticas para o lançamento das aeronaves.
Inicialmente chamado de Tipo 003, o Fujian (18) de 80 mil toneladas e 320 m de comprimento é o terceiro porta-aviões da Marinha Chinesa, e o primeiro totalmente desenvolvido e construído no país. Ao contrário do Liaoning (16) e do Shandong (17), que são equipados com rampas de lançamento (sky jump), o Fujian (18) é equipado com o sistema eletromagnético do tipo CATOBAR (Catapult Assisted Take-Off But Arrested Recovery), semelhantes aos modernos porta-aviões dos Estados Unidos e da França.
A construção do Tipo 003 começou na década de 2010 e o navio foi lançado ao mar em junho de 2022. Em 30 de novembro de 2023, o porta-voz do Ministério da Defesa chinês, Wu Qian, disse a repórteres em Pequim que a construção do Fujian estava “progredindo constantemente conforme planejado”.
Os porta-aviões representam as ambições marítimas da China, que planeja uma frota de cinco navios nos próximos 10 anos. A título de comparação, a Marinha dos EUA possui 11 porta-aviões, a maioria deles na categoria de grandes “super porta-aviões”, muito mais avançados e poderosos.
De acordo com especialistas ouvidos pelo Global Times, espera-se que Fujian acomode as mais modernas aeronaves navais da China, como os caças J-15, os caças furtivos J-35, as aeronaves de alerta aéreo antecipado KJ- 600 e os supersônico de treinamento avançado JL-10.
Esta primeira viagem de testes no mar deverá ser seguida por outras viagens para avaliações operacionais e integração de sistemas, em um processo que poderá levar até dois anos. Espera-se que o Fujian (18) esteja em serviço no final de 2025.
@FFO