O terceiro porta-aviões da China está próximo dos testes no mar. O Fujian (18), terceiro porta-aviões da China e o primeiro equipado com sistema de catapulta eletromagnética para oe lançamento de aeronaves, está quase pronto para iniciar seus testes no mar. Um recente vídeo da televisão estatal CCTV mostrou que foram concluídos os testes de amarração no estaleiro.
Em 02 de janeiro, o programa Xinwen Lianbo da CCTV, mostrou imagens do treinamento do Exército de Libertação Popular da China (ELP), com um rápido clipe mostrando o Fujian (18) concluindo o teste de amarração. Não foi informado a data, mas provavelmente foi realizado no final do mês de dezembro, após o teste das catapultas (saiba mais).
Ao contrário dos dois primeiros porta-aviões, o Liaoning (16) e o Shandong (17), ambos equipados com sistemas de lançamento do tipo “sky jump”, o Fujian (18) incorpora o avançado sistema CATOBAR (Catapult Assisted Take-Off But Arrested Recovery).
Imagens de satélite obtidas pela Radio Free Asia da empresa norte-americana de imagens da Terra Planet Labs mostram que o porta-aviões foi transferido no final de dezembro do cais de teste da catapulta para uma doca seca número 4 do estaleiro Jiangnan, em Xangai, onde se encontra atualmente.
“O Fujian está sendo submetido a testes de amarração, bem como a verificações finais e preparativos para testes no mar”, disse Andreas Rupprecht, um veterano observador militar chinês. “Se tudo correr conforme o planejado, o primeiro teste no mar poderá ser possível nas próximas semanas”, disse Rupprecht à Radio Free Asia. Os testes no mar são um importante passo final antes da entrega do porta-aviões à Marinha do Exército de Libertação Popular em 2025.
Inicialmente chamado de Tipo 003, o Fujian (18) de 80 mil toneladas e 320 m de comprimento é o terceiro porta-aviões da Marinha Chinesa, e o primeiro totalmente desenvolvido e construído no país. É o primeiro equipado com CATOBAR semelhantes aos porta-aviões dos Estados Unidos e França.
“Sua propulsão é convencional e não nuclear, o que faz uma grande diferença em termos de alcance, resistência e capacidade de carga útil”, disse Robert Farley, professor sênior da Universidade de Kentucky.Farley à Radio Free Asia em novembro do ano passado. Os caças navais Shenyang J-15 atualmente operam embarcados nos dois primeiros porta-aviões da Marinha Chinesa, e muito provavelmente eles também irão operar no Fujian (18), observam os analistas.
A construção do porta-aviões Fujian começou na década de 2010 e o navio foi lançado em junho de 2022. Em 30 de novembro, o porta-voz do Ministério da Defesa chinês, Wu Qian, disse a repórteres em Pequim que a construção do Fujian estava “progredindo constantemente conforme planejado”.
Os porta-aviões representam as ambições marítimas da China, que planeja uma frota de cinco navios nos próximos 10 anos, de acordo com um relatório do Centro de Avaliações Estratégicas e Orçamentais (CSBA) dos EUA, especializado em política de defesa, planeamento e orçamentos. A título de comparação, a Marinha dos EUA possui 11 porta-aviões, a maioria deles na categoria de grandes “super porta-aviões”, muito mais avançados e poderosos.
@FFO