O secretário da USAF voa em um X-62 VISTA controlado por IA. O Secretário da USAF voou a bordo do X-62A VISTA para obter uma experiência em primeira mão desta aeronave única. O X-62A VISTA integra aprendizado de máquina e software especializado para explorar capacidades de voo autônomo e outras tecnologias avançadas.
Em 2 de maio de 2024, o Secretário da Força Aérea Americana Frank Kendall voou no banco dianteiro do X-62A VISTA, um F-16D convertido para testes de IA. O objetivo do voo era “experimentar em primeira mão a aeronave única, que incorpora aprendizado de máquina e software altamente especializado para testar o voo autônomo e outras capacidades de ponta”.
“O potencial para o combate ar-ar autônomo é imaginável há décadas, mas a realidade permaneceu um sonho distante até agora. Em 2023, o X-62A quebrou uma das barreiras mais significativas da aviação de combate. Este é um momento de transformação, tudo possível graças às conquistas revolucionárias da equipe ACE”, disse Kendall em comunicado público.
Durante o voo do secretário Kendall a bordo do X-62A, a aeronave executou uma série de manobras táticas enquanto agentes reais respondiam em tempo real a ameaças simuladas. O voo envolveu a conclusão de pontos de teste específicos em um cenário de combate aéreo para validar modelos e avaliar o desempenho. Durante todo o voo de teste, nem o secretário Kendall, nem o piloto de segurança no banco de trás tocaram nos controles do X-62A, demonstrando as capacidades autônomas da aeronave.
A divisão de pesquisa da Escola de Pilotos de Teste da Força Aérea dos EUA supervisiona o gerenciamento abrangente do programa do X-62A, com foco principal no avanço das capacidades multidomínios para o combatente por meio de pesquisas inovadoras e testes rápidos de tecnologia.
Aproximadamente quatro anos atrás, a equipe começou a aprimorar as capacidades únicas do VISTA, que historicamente simulava as características de voo de outras aeronaves. No entanto, eles visaram mais alto ao introduzir uma capacidade inovadora nunca vista no Departamento de Defesa. Reconhecendo o potencial, transformaram o VISTA numa plataforma para integração e teste de teorias de inteligência artificial utilizando agentes vivos em cenários em tempo real.
As capacidades iniciais do VISTA passaram por uma transformação significativa, culminando em uma atualização abrangente concluída em 2022. Esta atualização introduziu três novos conjuntos de software altamente especializados com poder de computação aprimorado, permitindo aplicações avançadas de IA.
“A IA está realmente pegando a tecnologia mais capaz que você tem, reunindo-a e usando-a em problemas que antes precisavam ser resolvidos por meio de tomadas de decisão humanas. É a automação dessas decisões e é muito específico”, explicou o secretário da Força Aérea, Frank Kendall.
O NF-16 VISTA começou como um F-16D Block 30, que mais tarde recebeu inúmeras atualizações e modificações, incluindo o VISTA Simulation System (VSS), proporcionando aos alunos do US Air Force Test Pilot School (USAF TPS) a capacidade de experimentar várias condições de vôo, incluindo simulação de características de outras aeronaves. Em preparação para a participação do X-62 nos testes de voo autônomo do Skyborg com o Laboratório de Pesquisa da Força Aérea (AFRL), o VSS é agora complementado por um novo sistema denominado Sistema de Controle Autônomo de Simulação (SACS) para apoiar os testes de autonomia.
No ano passado, a USAF anunciou que agentes de Inteligência Artificial pilotaram com sucesso o X-62A durante um total de 12 voos em dezembro de 2022. A campanha de testes envolveu dois agentes de IA, as Operações Autônomas de Combate Aéreo da AFRL e a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa. Evolução, cada um desempenhando papéis diferentes.
Na verdade, enquanto os agentes de IA da AACO realizavam combates individuais além do alcance visual (BVR) contra um adversário simulado, os agentes de IA do ACE realizavam manobras dentro do alcance visual, também conhecidas como “dogfighting”, contra IA construtiva. agentes da equipe vermelha. Os agentes de IA de ambas as equipes executaram manobras táticas autônomas, mantendo os limites do espaço aéreo do mundo real e otimizando o desempenho da aeronave.
Recentemente, a US. Air Force Test Pilot School (USAF TPS) e a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa anunciaram que no ano passado o X-62 VISTA foi pilotado com sucesso por um agente de Inteligência Artificial durante uma simulação de combate aéreo contra um piloto humano em um F-16 como parte da missão da DARPA. Programa de Evolução do Combate Aéreo (ACE).
O comunicado de imprensa não divulgou quando os testes aconteceram, no entanto, como mencionou que as equipes passaram desde a instalação inicial de agentes de IA ao vivo nos sistemas do X-62A até a demonstração em menos de um ano civil, é possível ter acontecido entre o verão e outono de 2023. A Força Aérea reconheceu que os primeiros voos do X-62 controlados por agentes de IA foram realizados em dezembro de 2022.
Os testes aconteceram no espaço aéreo acima da Base Aérea de Edwards, na Califórnia. A segurança de voo inicial foi construída primeiro usando manobras defensivas, conforme as informações divulgadas, antes de mudar para combates ofensivos de alto aspecto, onde as aeronaves de combate chegaram a 2.000 pés a 1.900 milhas por hora. No total, a equipe fez mais de 100.000 linhas de alterações críticas de software em 21 voos de teste.
@CAS