O raro Kawasaki EC-1 da Força Aérea Japonesa. O bimotor Kawasaki C-1 é uma aeronave de transporte militar desenvolvida na década de 1960 pela Kawasaki Heavy Industries para a Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF). Entre 1971 e 1981, a JASDF recebeu 31 aeronaves Kawasaki C-1, distribuídas em três Esquadrões, ou Hikotai.
Com a chegada dos mais modernos Kawasaki C-2 na década de 2010, a JASDF reduziu o número de C-1 na sua frota. Atualmente eles permanecem em operação apenas no 402 Hikotai, subordinado à 1ª Brigada Aerotransportada da Base Aérea de Iruma, Prefeitura de Saitama, situada nos arredores de Tóquio.
A Base Aérea de Iruma hospeda a Unidade de Suporte de Guerra Eletrônica, lar do único Kawasaki EC-1 da JASDF. A aeronave, matrícula 78-1021, é uma versão altamente modificada para missões de Guerra Eletrônica (EW) e equipada com Contramedidas Eletrônicas (ECM) e outros sistemas embarcados cpazes de detectar e bloquear sinais de radares e comunicações inimigas.
O 78-1021 (21º C-1 produzido) é fruto de um pedido feito pela Agência de Defesa japonesa em 1983. Ele voou pela primeira vez após as modificações em dezembro de 1984, e entregue à JASDF no mês seguinte. Em junho de 1986, o EC-1 entrou em serviço na Unidade de Treinamento de Guerra Eletrônica.
O raro e secreto EC-1 é equipado com os sistemas ECM/ELINT XJ/ALQ-5 desenvolvidos e produzidos localmente pela empresa Toshiba. Os equipamentos e sensores estão distribuídos no enorme radome preto, em um pod na cauda, além de várias protuberâncias ao longo da fuselagem.
Atualmente o EC-1 serve como plataforma de treinamento EW, preparando os especialistas que atualmente utilizam o Kawasaki RC-2, uma versão modificada para Guerra Eletrônica e Inteligência Eletrônica do C-2. Devido a avançada idade da célula e as dificuldades para mantê-la operando, o EC-1 se aproxima do final da sua vida útil.
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