

O que restou do EB-707 Cóndor da FACh. Fotos: Redes Sociais. Fotografias divulgadas nas redes sociais ontem (22/07) mostram o que restou do único Boeing EB-707 “Cóndor” de Alerta Aéreo Antecipado (AEW), recentemente desmontado pela Força Aérea Chilena (FACh). A cabine e seu icônico radome (nariz) serão preservados no Museu Nacional da Aeronáutica do Chile, em Cerrillos.


Conforme noticiamos em abril deste ano, o desmonte do raro EB-707 Cóndor, matrícula militar FACh 904, foi realizado na Base Aérea Pudahuel, localizada no setor militar do Aeroporto Internacional Arturo Benito Benitez, em Santiago, onde fica a sede do Grupo de Aviação Nº 10.

A FACh só conseguiu aposentar seu envelhecido EB-707 AEW depois de comprar, em 2022, dois Boeing E-3D Sentry de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AWACS) da Royal Air Force (RAF). Essas aeronaves, com células mais novas e tecnologia atualizada, assumiram a missão anteriormente realizada pelo antigo Cóndor.
O EB-707 “Cóndor”
O EB-707 Cóndor foi convertido a partir da célula de um Boeing 707-385C comercial, fabricado em 1965. Originalmente, a Boeing utilizou esta aeronave como uma das plataformas de testes e demonstrações na época.

Em 1969 ele foi convertido em cargueiro e vendido para companhia aérea LAN Chile (matrícula civil CC-CEB). Em setembro de 1991 o Boeing 707 foi repassado para a Força Aérea Chilena, que o enviou para a Israel para conversão plataforma IAI Phalcon AEW.

Ainda equipado com motores originais P&W JT3D-3B de alto consumo de combustível e baixo rendimento, aliada a baixa disponibilidade de peças e componentes, tornaram ao longo dos anos esse antigo vetor ultrapassado para o cumprimento da sua missão.
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