• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

O que restou do EB-707 Cóndor da FACh

23 de julho de 2025
O que restou do EB-707 Cóndor da FACh. Fotos: Redes Sociais.
O que restou do EB-707 Cóndor da FACh. Fotos: Redes Sociais.

O que restou do EB-707 Cóndor da FACh. Fotos: Redes Sociais. Fotografias divulgadas nas redes sociais ontem (22/07) mostram o que restou do único Boeing EB-707 “Cóndor” de Alerta Aéreo Antecipado (AEW), recentemente desmontado pela Força Aérea Chilena (FACh). A cabine e seu icônico radome (nariz) serão preservados no Museu Nacional da Aeronáutica do Chile, em Cerrillos.

Conforme noticiamos em abril deste ano, o desmonte do raro EB-707 Cóndor, matrícula militar FACh 904, foi realizado na Base Aérea Pudahuel, localizada no setor militar do Aeroporto Internacional Arturo Benito Benitez, em Santiago, onde fica a sede do Grupo de Aviação Nº 10.

A FACh só conseguiu aposentar seu envelhecido EB-707 AEW depois de comprar, em 2022, dois Boeing E-3D Sentry de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AWACS) da Royal Air Force (RAF). Essas aeronaves, com células mais novas e tecnologia atualizada, assumiram a missão anteriormente realizada pelo antigo Cóndor.

Chegada dos caminhões com as partes do Cóndor ao Museu Aeronáutico Cerrillos. Fonte: IPMS Chile via redes sociais.

O EB-707 “Cóndor”

O EB-707 Cóndor foi convertido a partir da célula de um Boeing 707-385C comercial, fabricado em 1965. Originalmente, a Boeing utilizou esta aeronave como uma das plataformas de testes e demonstrações na época.

O Boeing EB707-385C AEW “Cóndor” FACh 904 sobre a cordilheira dos Andes. Foto: CJ van Der Ende.

Em 1969 ele foi convertido em cargueiro e vendido para companhia aérea LAN Chile (matrícula civil CC-CEB). Em setembro de 1991 o Boeing 707 foi repassado para a Força Aérea Chilena, que o enviou para a Israel para conversão plataforma IAI Phalcon AEW.

O Boeing EB707-385C AEW “Cóndor” FACh 904 tinha quase 60 anos (Foto: Simón Blaise).

Ainda equipado com motores originais P&W JT3D-3B de alto consumo de combustível e baixo rendimento, aliada a baixa disponibilidade de peças e componentes, tornaram ao longo dos anos esse antigo vetor ultrapassado para o cumprimento da sua missão.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login