O programa HAWC realiza seu voo final. A DARPA — Defense Advanced Research Projects Agency, vinculada ao Departamento de Defesa, em parceria com a USAF, concluíram mais um teste de voo livre de seu Hypersonic Air-breath Weapon Concept (HAWC) na versão desenvolvida pela Lockheed Martin. Não foram divulgadas imagens do lançamento até o momento do voo realizado em janeiro.
A versão Lockheed Martin do míssil, com seu Aerojet Rocketdyne scramjet, coroou um programa que cumpriu todos os seus objetivos iniciais. Foi o teste de voo final para o HAWC, que está fornecendo dados críticos para informar os esforços de maturação da tecnologia hipersônica do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea (AFRL).
“O voo deste mês acrescentou um ponto de exclamação ao mais bem-sucedido programa de teste de respiração aérea hipersônica da história dos Estados Unidos”, disse Walter Price, representante da Força Aérea para o programa HAWC. “As coisas que aprendemos com o HAWC certamente aprimorarão as capacidades futuras da Força Aérea dos EUA.”
O míssil Lockheed Martin novamente voou a velocidades superiores a Mach 5, mais de 60.000 pés e mais de 300 milhas náuticas. Este último voo demonstrou capacidades e desempenho aprimorados. O portfólio hipersônico do país agora tem dois projetos de mísseis hipersônicos (Lockheed Martin e Raytheon) para serem melhorados e amadurecidos no futuro.
“O programa HAWC criou uma geração de novos engenheiros e cientistas hipersônicos”, disse Andrew “Tippy” Knoedler, gerente do programa HAWC. “O HAWC também trouxe uma riqueza de dados e progresso para a comunidade hipersônica de respiração aérea. As equipes da indústria enfrentaram o desafio dos veículos movidos a scramjet com seriedade, e tivemos coragem e sorte para fazê-lo funcionar”.
Mesmo que o programa HAWC tenha executado a fase final do programa, ainda há dados para analisar e mais oportunidades para amadurecer a tecnologia. A DARPA planeja continuar esse amadurecimento no programa More Opportunities with HAWC (MOHAWC) construindo e pilotando mais veículos baseados nos avanços do HAWC. Esses mísseis expandirão o envelope operacional do scramjet e fornecerão rampas de acesso tecnológico para futuros programas de registro.
“Tivemos nossa cota de dificuldades”, disse Knoedler. “Em meio a uma pandemia, uma cadeia de suprimentos tensa e rios atmosféricos, nossos parceiros do setor seguiram, mitigando os riscos onde podiam e aceitando outros. Eles cumpriram suas promessas, provando a viabilidade do conceito”.
@CAS