O primeiro encontro com o Saab Gripen. No ano em que o 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) se prepara para a conversão operacional do F-5EM para o F-39E, relembramos o voo do Cel-Av. Antonio Ricieri Biasus há quase 20 anos em um JAS 39B Gripen da Força Aérea Sueca, realziado em Linköping.
Eu era o Adido no Reino Unido, Suécia e Noruega em 2001/2002. Visitei a Suécia em diversas oportunidades e tive a oportunidade de conhecer Bases Aéreas, fábricas e Comandos Operacionais diversos da Força Aérea Sueca. Naquele período, o Brasil estava escolhendo, dentro do então Programa F-X1, qual seria a futura aeronave de combate. Um dos participantes daquele certame era o JAS 39 Gripen.
Como Adido, elaborei alguns relatórios com as impressões que tive sobre o avião, sobre a fábrica da Saab e sobre a operação da aeronave Gripen pela Força Aérea Sueca. No aniversário de 75 anos da Força Aérea Sueca, sentei-me, por uma incrível e planejada coincidência, em frente ao piloto de testes da SAAB, Stig Holmström, com quem conversei demoradamente sobre o avião.
Por diversas vezes fui convidado a voar a aeronave, pois os suecos entendiam que a opinião do Adido seria muito importante naquele momento de decisão. Quase antes de terminar a minha missão, fui autorizado pela FAB a realizar um voo em Linköping. Foi uma experiência incrível!
Antes do voo, já tinha conhecido a linha de produção da nova versão NG que seria ofertada ao Brasil e que, posteriormente, foi a escolhida pelo Brasil dentro do projeto F-X2. Visitei também toda a parte de simuladores e pude entender como era a formação dos pilotos que voavam o Gripem.
Por fim, pude realizar o meu tão esperado voo de Gripen. Fui sagrado Cavaleiro da Ordem do Gripen em 29 de novembro de 2002, justamente pelo Stig Holmström, o mais antigo Cavaleiro da Ordem!
Uma experiência única, incrível e fantástica.
A Força Aérea Brasileira fez uma grande escolha ao decidir pelo Gripen NG e esta parceria renderá muitos frutos operacionais ao Brasil.
@BIA