• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

O primeiro encontro com o Saab Gripen

20 de maio de 2021
O piloto de testes da SAAB, Stig Holmström e o então adido da FAB Coronel-Aviador Biasus (Foto: Antonio R Biasus).
O piloto de testes da SAAB e o então Adido da FAB Coronel-Aviador Biasus (Foto: Antonio R Biasus).

O primeiro encontro com o Saab Gripen. No ano em que o 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) se prepara para a conversão operacional do F-5EM para o F-39E, relembramos o voo do Cel-Av. Antonio Ricieri Biasus há quase 20 anos em um JAS 39B Gripen da Força Aérea Sueca, realziado em Linköping.

Eu era o Adido no Reino Unido, Suécia e Noruega em 2001/2002. Visitei a Suécia em diversas oportunidades e tive a oportunidade de conhecer Bases Aéreas, fábricas e Comandos Operacionais diversos da Força Aérea Sueca. Naquele período, o Brasil estava escolhendo, dentro do então Programa F-X1, qual seria a futura aeronave de combate. Um dos participantes daquele certame era o JAS 39 Gripen.

O JAS 39B Gripen  no Qual o Cel-Av. Antonio Ricieri Biasus relizou seu voo (Foto: Robert Westerberg).
O JAS 39B Gripen no Qual o Cel-Av. Antonio Ricieri Biasus relizou seu voo (Foto: Robert Westerberg).

Como Adido, elaborei alguns relatórios com as impressões que tive sobre o avião, sobre a fábrica da Saab e sobre a operação da aeronave Gripen pela Força Aérea Sueca. No aniversário de 75 anos da Força Aérea Sueca, sentei-me, por uma incrível e planejada coincidência, em frente ao piloto de testes da SAAB, Stig Holmström, com quem conversei demoradamente sobre o avião.

O Coronel-Aviador Biasus logo após o voo (Foto: Antonio R Biasus).
O Coronel-Aviador Biasus logo após o voo (Foto: Antonio R Biasus).

Por diversas vezes fui convidado a voar a aeronave, pois os suecos entendiam que a opinião do Adido seria muito importante naquele momento de decisão. Quase antes de terminar a minha missão, fui autorizado pela FAB a realizar um voo em Linköping. Foi uma experiência incrível!

O Coronel-Aviador Biasus logo após o voo (Foto: Antonio R Biasus).

Antes do voo, já tinha conhecido a linha de produção da nova versão NG que seria ofertada ao Brasil e que, posteriormente, foi a escolhida pelo Brasil dentro do projeto F-X2. Visitei também toda a parte de simuladores e pude entender como era a formação dos pilotos que voavam o Gripem.

O momento em que é sagrado Cavaleiro da Ordem do Gripen (Foto: Antonio R. Biasus).
O momento em que é sagrado Cavaleiro da Ordem do Gripen pelo Stig Holmström (Foto: Antonio R. Biasus).

Por fim, pude realizar o meu tão esperado voo de Gripen. Fui sagrado Cavaleiro da Ordem do Gripen em 29 de novembro de 2002, justamente pelo Stig Holmström, o mais antigo Cavaleiro da Ordem!

Cel.-Av. R1 Antonio Ricieri Biasus.

Uma experiência única, incrível e fantástica.

A Força Aérea Brasileira fez uma grande escolha ao decidir pelo Gripen NG e esta parceria renderá muitos frutos operacionais ao Brasil.

O Cel-Av. Biasus e Stig Holmström, o mais antigo Cavaleiro da Ordem (Foto: Antonio R. Biasus).
O Cel-Av. Biasus e Stig Holmström, o mais antigo Cavaleiro da Ordem (Foto: Antonio R. Biasus).

@BIA

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login