O primeiro helicóptero Agusta Bell 412CP da aviação Naval da Armada Uruguaya, já está completamente montado na Base Aérea Naval Nº 2 C/C Carlos A Curbelo, junto ao Aeroporto de Laguna del Sauce, Punta del Leste (SULS).
A aeronave, matrícula Armada 041 (c/n 25718), é uma das duas adquiridas da Guardia Costera de Italia (GCI), e chegou ao Porto de Montevidéu a bordo de um navio mercante. Foi transportada por via rodoviária até Punta del Este, onde foi montada por técnicos da Armada, e agora aguarda os testes definitivos e os primeiros voos de experiência. Uma equipe virá da Itália em setembro, para supervisionar e treinar os mecânicos da Armada, além de iniciar os treinamentos operacionais com os pilotos.
Os novos AB-412CP serão empregados pelo Comando de Aviação Naval, no Esquadrão de Helicópteros, da Base Aérea Naval Nº 2, que atualmente opera com um AS355 Esquilo, Armada 071 e um Bell OH-58 Kiowa, Armada 021, recebido em fevereiro de 2020.
Até o final deste ano está prevista a chegada da segunda aeronave, e prevê-se que ambos estejam operacionais no próximo verão. As aeronaves atuarão em missões de busca e salvamento, evacuação aeromédica, combate a incêndio, vigilância costeira.