O presidente uruguaio voa em um NA T-6D do Museu da FAU. Presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou realizou um voo em uma aeronave histórica da Fuerza Aérea Uruguaia (FAU): um T-6 Texan pertencente ao Museu Aeronáutico Cnel. (Av.) Jaime Meregalli.
O presidente Luis Lacalle Pou realizou, na manhã de hoje (22/01), realizou um voo sobre o litoral de Montevidéu, a bordo do lendário North American T-6D, que hoje é utilizado pela FAU em cerimônias militares e festivas. A aeronave deixou de ser utilizada em serviço ativo em 1993, após 51 anos de serviço ativo. Em 1942, a então Aeronáutica Militar do Exército (depois FAU) recebeu os primeiros exemplares, de um total de 49. Outros 11 SNJ (versão naval do T-6) foram usados pela Aviação Naval.
Este AT-6D FAU 366 (c/n 88-9216) foi fabricado em 1942 e adquirido pela Força Aérea Uruguaia em 1954. Após desativado, ele foi vendido para um operador particular (CX-NAT), sendo recomprado em 2013 pelo Ministério de Defesa Nacional que o doou à Força Aérea Uruguaia, como parte dos festejos do “Centenário da Aviação Militar”.
O CX-NAT foi totalmente restaurado, inicialmente pelo piloto Delfín Díaz Cibils (uma lenda aeronáutica) e, após o seu falecimento em 2004, a restauração continuou através da oficina Aerotecno antes de regressar a FAU em 2013. Como concessão à modernidade, foram instalados apenas um GPS e um Rádio de Alta Frequência, VHF. O FAU 366 tem nada mais, nada menos que 83 anos de fabricação!!!
O Presidente Lacalle, que já havia tripulado um Cessna A-37B pela FAU em novembro de 2020, voou hoje o T6 ao lado do instrutor principal desta aeronave, Major (Av.) Nicolo Cláudio Maltese, ex-piloto de Beechcraft T-34A/B, oficial reformado da FAU, e hoje, inspetor da Direção Nacional de Aviação Civil e Infraestruturas Aeronáuticas (DINACIA).
Texto: Javier Bonilla.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS