O novo Leonardo C-27J Next Generation, entrou em fase final de testes e avaliações. A versão mais atualizada da aeronave, apresenta novos equipamentos, aviônicos e dispositivos aerodinâmicos avançados, que irão aprimorar o desempenho do bimotor. O primeiro C-27J NG será entregue em 2021, para um cliente não divulgado.
O desempenho e a confiabilidade do C-27J Spartan estão evoluindo conforme as necessidades dos seus clientes, expandindo a versatilidade e flexibilidade da aeronave. O C-27J oferece uma ampla capacidade multi-missão que se adaptam aos desafios enfrentados por operadores militares e civis, além de ser uma solução de baixo valor de investimento.
O Diretor Executivo da Divisão de Aeronaves da Leonardo, Marco Zoff, disse que “o C-27J aprimorado traz as qualidades e capacidades incomparáveis do Spartan para um novo nível, ainda mais elevado. Os seus operadores se beneficiarão de uma aviônica moderna, maior desempenho e eficiência, provando ser o melhor recurso para as operações militares e apoio em calamidades de diversas nações”. Em um mundo atingido por uma pandemia e outras emergências, a mídia internacional mostrou extensivamente o apoio dos C-27J às comunidades necessitadas, Zoff também acrescentou, “os nossos clientes descobriram nesta aeronave um elemento de inclusão social”.
A nova versão C-27J Next Generation, terá novos aviônicos e refinamentos aerodinâmicos, como a instalação de novos winglets, melhorando a eficiência operacional e o desempenho da aeronave. Comprovado em operações em todos os continentes, o Spartan atua nos ambientes operacionais mais exigentes, desde os Andes ao Afeganistão, transportando carga, tropas, operações especiais, assistência humanitária, entre muitas outras.
Os novos aviônicos do C-27J Next Generation, atenderão aos novos requisitos de Controle de Tráfego Aéreo. Entre os novos sistemas estão FANS 1/A com Datalink; TCAS 7.1; ILS Cat.II; TAWS aprimorado, novos instrumentos, radar meteorológico, equipamentos de rádio com capacidade de comunicação via satélite, novos intercomunicadores, IFF Modo 5, ADS-B, VNAV tático, equipamentos SAR, além de um novo sistema de iluminação LED. A Leonardo irá oferecer um pacote de “retrofit”, para os operadores atuais que desejam atualizar os C-27J em operação. A aeronave ainda pode receber um conjunto de subsistemas de auto-defensa, como comunicações seguras e proteção balística para operar em ambientes de elevada ameaça.
A capacidade de operar em pistas curtas e não preparadas, com pousos e decolagens curtos (STOL – Short Take-Off and Landing), em condições ambientais extremas, ficou aprimorada com a instalação dos novos winglets. O sistema auxiliar de potência (APU, fornece energia independente, com capacidade de acionamento autônomo dos motores, não necessitando de auxílios externos, para o caso de operações em locais precários. Os motores poderão ser acionados em voo, com este novo APU.
Graças aos sistemas roll-on/roll-off, o C-27J pode ser rapidamente reconfigurado para realizar uma ampla gama de missões, incluindo transporte de tropas/passageiros, patrulha marítima, até mesmo incorporando operações ASW ou C3ISR. Como aeronave de transporte tático, as capacidades incluem o transporte de tropas, cargas c/ lançamento aéreo, pára-quedistas, Medevac/Casevac, assistência humanitária, socorro em desastres e combate a incêndios.
@FFO