• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

O novo “India Force One” chega à Nova Delhi

1 de outubro de 2020
VT-ALV visto taxiando em Dallas-Fort Worth, em 11 de agosto de 2020 (Foto: Andy Egloff).

O novo jato presidencial indiano, chegou a Nova Delhi nesta quinta-feira (01/OUT). O primeiro de dois Boeing 777-300ER VVIP (Very, Very Important Parts), matrícula VT-ALV, realizou um voo ferry desde o Aeroporto Internacional Dallas-Fort Worth Alliance (KAFW), nos EUA, diretamente para o Aeroporto Internacional Indira Gandhi (VIDP), Nova Delhi, onde pousou na tarde de hoje, após 15 horas de voo. A segunda aeronave (VT-ALW ), deverá ser entregue no final deste mês.

Especialmente modificados para a Força Aérea da Índia transportar o primeiro escalão do governo, ambos chegaram nos Estados Unidos em 2018, para receber a configuração VVIP. Anteriormente ambas aeronaves voavam transportando passageiros na companhia estatal Air India. O VT-ALV (c/n 36320 # l/n 1537), voou pela primeira vez em dezembro de 2017, enquanto o VT-ALW (c/n 36321 # l/n 1541) realizou o seu primeiro em janeiro de 2018.

Em seus deslocamentos de longo curso, o Primeiro-Ministro Narendra Modi e o presidente Ram Nath Kovind, utilizavam basicamente Boeings 747-400 da frota operacional da Air India, que eram preparados para servir o primeiro escalão. Em 2018, os dois 777 foram enviados para os Estados Unidos, mais precisamente para empresas especializadas no Aeroporto de San Bernardino, na Califórnia, onde passaram seis semanas em revisão e reconfiguração interna. Posteriormente eles foram enviados para a unidade da Boeing em Dallas-Fort Worth Alliance, onde receberam os equipamentos específicos para a nova missão.

Comparados aos 747 utilizados pelo presidente americano, os novos “India Force One” da Força Aérea Indiana, foram configurados internamente com salas de reunião, escritórios, área para emergências médicas, espaços para descanso. O governo teria equipado os 777 com sistemas autônomos de proteção e auto-defesa LAIRCM – Large Aircraft Infrared Countermeasures e SPS – Self Protection Suites, além de equipamentos de primeira linha para comunicação de dados e voz criptografados. Esses itens não equipavam os aviões comerciais da Air India, que serviam aos mandatários do país.

Ostentando uma discreta pintura executiva, com as palavras Índia e Bharat (nome do país em sânscrito) e a bandeira nacional na cauda, as aeronaves deverão ser operadas por tripulações da força aérea.

O primeiro Boeing 777-300ER da Força Aérea da India, VT-ALV, decolou ontem (30/SET) de Dallas-Fort Worth às 18h34 UTC (13h34 local), para cumprir o longo voo de translado (AI160) de 13.100 km, via Círculo Polar Ártico, com destino a Nova Delhi, onde pousou hoje, às 09h42 UTC (15h12 local). A entrega dos dois 777 deveria ocorrer em agosto, mas atrasaram devido a pandemia do COVID-19.

O VT-ALV cumpriu o translado de 13.167 quilômetros em pouco mais de 15 horas de voo (Fonte: Flight Radar).

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login