• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

O novo C-130H da FAC será revisado e modernizado na Colômbia

7 de janeiro de 2021
Cerimônia de recebimento do FAC 1016 em 06 de outubro de 2020 (Foto: FAC).

A Fuerza Aérea Colombiana (FAC), assinou um contrato de US$ 2.4 milhões com a CIAC (Corporação da Indústria Aeronáutica Colombiana), para a inspeção de grande porte PDM (Programmed Depot Maintenance) e modernização de um C-130H Hércules, recentemente recebido do Governo dos EUA.

A aeronave, matrícula FAC 1016, foi recebida em 06 de outubro passado, por meio do Programa de Vendas de Excedentes de Defesa (EDA – Excess Defense Articles) dos EUA, que visa apoiar nações aliadas com a venda de equipamentos militares a preços simbólicos. A negociação envolveu um lote com três C-130H, sendo este o primeiro a chegar em Bogotá.

Fabricado em 1984, o FAC 1016 (ex. AF 83-0488 # c/n 382-5014), foi desativado pela USAF em 2016, quando era operado pela 179th Air National Guard (ANG) Ohio. Desde então ele estava armazenado no 309th Aerospace Maintenance and Regeneration Group (AMARG) em Davis, Montana.

A chegada do C-130H AF 83-0488 na Colômbia, ainda ostentando a camuflagem básica da USAF, sem as marcas de unidade (Foto: FAC).

A revisão será realizada na oficina da CIAC localizada no hangar do Comando Aéreo de Manutenção (CAMAN) e sob a gerência do Comando Aéreo de Transporte Aéreo Militar (CATAM). O PDM consiste na completa revisão de todos os sistemas, estruturas e componentes da aeronave. Concomitantemente à revisão, será realizada a modernização do cockpit e aviônicos, elevando para o moderno padrão glass cockpit.

A FAC aguarda a entrada em serviço do novo C-130H, FAC 1016, que irá reforçar o Escuadrón de Transporte 811, que atualmente conta com apenas quatro Hércules operacionais, sendo um C-130B (FAC 1001) e três C-130H (FAC 1004, FAC 1005 e FAC 1015).

Os C-130 colombianos têm histórico de combate, realizando o transporte de tropas para zonas de conflitos contra os narcotraficantes das FARC (Forças Revolucionárias Colombianas). A FAC recebeu os três primeiros C-130B em 1968, adquiridos usados do Canadá, e em 1983 outros quatro foram adquiridos da USAF (dois C-130B e dois C-130H).

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login