A Direção-Geral de Armamentos (DGA), órgão que gerencia e regulamenta as compras militares da França, encomendou 22 mini-drones aéreos a empresa Survey Copter (subsidiária da Airbus Defense and Space) para equipar a Marine Nationale (Marinha Francesa). O modelo escolhido é o Survey-Copter ALIACA.
O ALIACA foi escolhido para o projeto chamado de sistema de mini-drones aerotransportados para a Marinha (SMDM – Système de Mini-drones Eériens Embarqués pour la Marine), esses veículos aéreos não tripulados equiparão navios-patrulha e fragatas da esquadra.
Pesando cerca de 16 kg, o ALICACA é movido por um motor elétrico, têm autonomia de 3 horas ou 50 km e pode levar até 1,1 kg de carga útil. São lançados por uma catapulta e recuperados a bordo automaticamente em uma rede ao final do voo. Sua missão é vigilância, reconhecimento e antecipação de evento além da linha do horizonte. Seus sensores retransmitem em tempo real, de dia e noite, as imagens e os dados coletados.
O SMDM será usado para enriquecer a compreensão da situação tática de vários navios, como navios de patrulha de alto mar, fragatas de vigilância, fragatas do tipo La Fayette, bem como futuros navios de patrulha no exterior. As entregas para a Marinha Francesa estão programadas entre 2021 e 2023 e o contrato foi firmado em €19,7 milhões, o que inclui a aquisição dos sistemas e suprimento.
@CAS