A al-Quwwat al-Jawwiyah al-Malakiyah al-Maghribiyah (RMAF – Royal Moroccan Air Force), ou Força Aérea Real do Marrocos, prepara-se para receber o primeiro de quatro jatos executivos de longo alcance Gulfstream G550, convertidos em aeronaves para missões de inteligência eletrônica ISR (Intelligence Surveillance and Reconnaissance). A primeira aeronave deverá ser entregue no início de 2021.
As aeronaves foram compradas diretamente da fabricante norte-americana Gulfstream Aerospace, e enviadas para a empresa israelense ELTA Systems, subsidiária da IAI – Israel Aerospace Industries, que converterá os jatos executivos em aeronaves militares ISR.
Os G550ISR substituirão um C-130H Hércules (prefixo CN-AOO), e um Falcon 20ECM (CN-ANN) que atualmente são as aeronaves responsáveis pelas missões ISR, e estão alocadas no Escadron Guerre Electronique, com sede na Base Aérea 3 Kénitra (GMMY), no norte do país.
A aquisição das novas aeronaves foi possível através de um acordo tripartite, que envolveu o Governo do Marrocos, interessado nos aviões, os Estados Unidos que aprovou a venda através do programa FMS (Foreign Military Sale), e a Arábia Saudita que concedeu o financiamento para o governo marroquino assinar o contrato.
@FFO